Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/864
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBordin, Rodrigo-
dc.date.accessioned2014-07-23T12:08:21Z-
dc.date.available2014-07-23T12:08:21Z-
dc.date.issued2014-03-28-
dc.identifier.citationBORDIN, Rodrigo. A aproximação da pedagogia da alternância com tendências pedagógicas educacionais à luz da contribuição de pensadores da educação. 2014. 111 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/864-
dc.description.abstractComposed by three chapters, this dissertation addresses the Pedagogy of Alternation as a methodological proposal for the field population with the aim of clarifying its theoretical and methodological frameworks and its approach to the educational learning trends in light of the contribution of educational thinkers. Characterized as literature, it is a study about Field Education emphasizing its historical context and some conceptual elements as well as the emergence of the Pedagogy of Alternation in the world and in brazilian context, allowing to realize the intrinsic relationship that is with this methodological approach to the field education. Also, it makes a theoretical and conceptual overview of the pillars and instruments that make up the pedagogical practice of this educational proposal evidencing the comprehensive training, scientific and professional guidance through the dialogue of knowledge from family, social and educational context in an interdisciplinary way. It was also studied the contribution of educational thinkers to the Pedagogy of Alternation in order to verify this proposed approach education with educational pedagogical trends which enabled the realization that its theoretical and methodological foundations rely on different trends teaching and in that context , there is a vast field of studies to show and (re)create.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectEducation - Study and teachingpt_BR
dc.subjectEducation, Ruralpt_BR
dc.titleA aproximação da pedagogia da alternância com tendências pedagógicas educacionais à luz da contribuição de pensadores da educaçãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoComposta por três capítulos, a presente dissertação aborda a Pedagogia da Alternância como proposta metodológica destinada à população do campo com o objetivo de apresentar os seus referenciais teóricos e metodológicos e sua aproximação com tendências pedagógicas educacionais à luz da contribuição de pensadores da educação. Caracterizando-se como pesquisa bibliográfica, faz-se um estudo acerca da Educação do Campo enfatizando-se o contexto histórico e alguns elementos conceituais, bem como o surgimento da Pedagogia da Alternância no contexto mundial e brasileiro, permitindo-se perceber as relações intrínsecas que há nessa proposta metodológica com a educação do campo. Faz-se, também, um apanhado teórico-conceitual dos pilares e instrumentos que compõem a prática pedagógica desta proposta educacional evidenciando- se a formação integral, técnico/científica e orientação profissional através do diálogo de saberes a partir do contexto familiar, social e educativo de forma interdisciplinar. Estudou-se, também, a contribuição de pensadores da educação à Pedagogia da Alternância com o intuito de se verificar a aproximação dessa proposta de educação com as tendências pedagógicas educacionais o que permitiu a compreensão de que seus fundamentos teóricos e metodológicos se apoiam em diferentes tendências pedagógicas e que, nesse contexto, há um vasto campo de estudos para se mostrar e (re)criar.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Bernartt, Maria de Lourdes-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regionalpt_BR
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_PPGDR_M_Bordin, Rodrigo_2014.pdf1,44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.