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Título: O espaço da pronúncia nos livros didáticos de inglês como L2
Autor(es): Santos, Alessandra dos
Orientador(es): Albini, Andressa Brawerman
Palavras-chave: Língua inglesa - Fonética
Língua inglesa - Pronúncia
Língua inglesa - Estudo e ensino
Livros didáticos
English language - Phonetics
English language - Pronunciation
English language - Study and teaching
Textbooks
Data do documento: 19-Ago-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SANTOS, Alessandra dos. O espaço da pronúncia nos livros didáticos de inglês como L2. 2014. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: Este trabalho está inserido na área de Fonética e Fonologia da língua inglesa. A partir de uma pesquisa de base exploratória, tem por objetivo verificar o espaço destinado ao ensino da pronúncia em livros didáticos pré-selecionados e se as atividades estão relacionadas com as abordagens que os mesmos seguem. Com base em uma listagem das atividades mais comuns sobre pronúncia, pretende-se averiguar que pontos são mais trabalhados(segmentos ou suprassegmentos e quais), além de investigar se eles estão associados às pesquisas mais recentes de inglês como língua franca. Verificou-se que dos quatro livros analisados, todos se encaixaram na proposta comunicativa de ensino, no entanto, ainda deixam a desejar na questão da língua franca, abordando poucos aspectos do core proposto por Jenkins (2000).
Abstract: This work belongs to the area of English Phonetics and Phonology. Using exploratory research methods, we will attempt to verify the space allotted to the teaching of pronunciation in pre-selected textbooks and if the activities therein are related to the teaching approach used by the book. Based on a list of the most common pronunciation activities, this paper aims to determine which items, segmentals or suprassegmentals, are most emphasized. Finally, it aims to check if the books incorporate the recent body of work, which regards English as a Lingua Franca. It was found that the four books analyzed fit in the communicative teaching proposal. However, on the matter of lingua franca, a lot of aspects are missing when compared to the core proposed by Jenkins (2000).
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8885
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