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Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Melissa Loyola Mistrongue do Canto
dc.date.accessioned2020-11-11T18:36:29Z-
dc.date.available2020-11-11T18:36:29Z-
dc.date.issued2018-06-07
dc.identifier.citationGOMES, Melissa Loyola Mistrongue do Canto. Inteligências múltiplas no ensino de inglês em uma sala de recursos: uma experiência envolvendo alunos com altas habilidades/superdotação. 2018. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8965-
dc.description.abstractThe present research was conducted in the resource room for students with high abilities/giftedness of the Parana Education Institute, which serves not only students enrolled in that institution, but also students enrolled in other schools that do not have the resource room. The students who attended the classes were studying between the sixth year of elementary school and the third year of high school. Therefore, covering the age group between 11 and 17 years. The objective of the present research was to verify the possible benefits of applying the theory of multiple intelligences in English language teaching to the above student profile mentioned above. In addition to Gardner (2010) and Sabatella (2013), the guidelines of the Treaty of Salamanca (1994), as well as the MEC, support the theoretical basis of the present research. A multiple intelligence questionnaire was applied to detect which were the dominant ones in the observed group, an observation sheet was created, and lesson plans focused on the results extracted from the first two mentioned instruments of data collection. In this group of specific students, the dominant intelligences detected were logical-mathematical and intrapersonal. Therefore, the profile of the class was more introspective and, consequently, the activities elaborated had to take into account such profile so that the students' interest could be awakened. After the didactic-pedagogical interventions, it was evident that knowing and exploring the dominant intelligences of a group can help the foreign-language teacher to achieve success in its objectives in the classroom. However, ignoring such intelligences can impair student performance and interest in the content.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectSuperdotadospt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectInteligências múltiplaspt_BR
dc.subjectHabilidades pessoaispt_BR
dc.subjectGifted personspt_BR
dc.subjectEnglish language - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMultiple intelligencespt_BR
dc.subjectSoft skillspt_BR
dc.titleInteligências múltiplas no ensino de inglês em uma sala de recursos: uma experiência envolvendo alunos com altas habilidades/superdotaçãopt_BR
dc.title.alternativeMultiple intelligences in reaching english in a resource room: an experiment involving students with high abilities/ giftednesspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa ocorreu na sala de recursos voltada para alunos com altas habilidades/superdotação do Instituto de Educação do Paraná, o qual atende não somente alunos matriculados naquela instituição, mas também alunos matriculados em outras escolas que não possuem a sala de recursos. Os alunos frequentadores estavam cursando entre o sexto ano do Ensino Fundamental II e o terceiro ano do Ensino Médio. Portanto, abrangendo a faixa etária entre 11 e 17 anos. O objetivo da presente pesquisa foi o de verificar os possíveis benefícios da aplicação da teoria das inteligências múltiplas no ensino de língua inglesa para o perfil de alunos antes mencionado. Para tanto, além de Gardner (2010) e Sabatella (2013), as orientações do Tratado de Salamanca (1994), bem como do MEC sustentam a fundamentação teórica da presente pesquisa. Foi aplicado questionário de inteligências múltiplas para detectar quais eram as dominantes no grupo observado, confeccionada ficha de observação, e ainda, construídos planos de aula focados nos resultados extraídos a partir dos dois primeiros instrumentos de coleta citados. Neste grupo de alunos em específico, as inteligências dominantes detectadas foram a lógico-matemática e a intrapessoal. Logo, o perfil da turma era teoricamente mais introspectivo e, por consequência, as atividades elaboradas precisaram levar em conta tal perfil para que houvesse o despertar do interesse dos alunos. Após as intervenções didático-pedagógicas, ficou evidente que as inteligências dominantes podem auxiliar o professor de língua estrangeira a alcançar sucesso em seus objetivos em sala. Contudo, ignorar tais inteligências pode prejudicar o desempenho dos alunos e o seu interesse pelo conteúdo que está sendo ministrado.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Ana Maria dos Santos Garcia Ferreira
dc.contributor.referee1Martins, Ana Maria dos Santos Garcia Ferreira
dc.contributor.referee2Lindstron, Jacqueline Andreucci
dc.contributor.referee3Retorta, Miriam Sester
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCurso de Licenciatura em Letras Português e Inglêspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
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