Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8986
Título: A produção de gêneros de base opinativa e o sujeito autor no ensino médio
Autor(es): Queiroz, Valéria Schmid
Orientador(es): Finau, Rossana Aparecida
Palavras-chave: Comunicação escrita
Análise do discurso
Escritos de adolescentes
Written communication
Discourse analysis
Teenagers' writings
Data do documento: 25-Abr-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: QUEIROZ, Valéria Schmid. A produção de gêneros de base opinativa e o sujeito autor no ensino médio. 2013. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Resumo: Uma questão pertinente de ser trabalhada no ensino de produções textuais é a da autoria. Isto é, é papel da escola propiciar aos alunos a propriedade de aprender a se posicionar nas situações discursivas, assumindo-se, na medida do possível, como socialmente responsável pelos seus próprios enunciados. Portanto, este trabalho tem como objetivo analisar a constituição do sujeito autor na produção de gêneros de base opinativa em textos de alunos das séries finais do Ensino Médio, buscando perceber como o aluno expressa (ou deixa de expressar) sua subjetividade nas suas produções textuais. Para isso, investigamos propostas teóricas sobre a constituição identitária por meio da linguagem e avaliamos se o jovem do Ensino Médio consegue se valer da organização linguística para se posicionar como sujeito ideológico no momento da sua produção discursiva. Para tanto, utilizamos como fundamentação teórica, especialmente, Bakhtin ([1979] 2000), Bakhtin/Volochínov ([1929] 2010) e Possenti (1993), delineando a noção de estilo e autoria. O corpus para análise de dados foi formado por textos coletados em escolas da rede pública em duas fases, sendo que a primeira foi a partir de uma atividade livre da professora da turma e a segunda a partir de uma sequência didática aplicada pelo pesquisador. Os resultados apontam, em sua maioria, para um sujeito com alguma consciência de gênero discursivo, porém, ainda incipiente e pouco aparente.
Abstract: A pertinent question regarding teaching writing is the authorship. In other words, providing students the property of learning to position themselves in discursive situations, assuming themselves, as far as possible, as socially responsible for their own statements is a role of the school. Therefore, this study aims to analyze the subject-author constitution in texts of opinative genres from high school students, trying to understand how the students express (or fail to express) their subjectivity in their textual productions. Therefore, theoretical proposals about the creation of identity through language are investigated and it is assessed whether the high school student can draw on linguistic organization in order to position himself/herself as an ideological subject upon his/her discursive production. For this purpose, Bakhtin ([1979] 2000), Bakhtin/Volochínov ([1929] 2010) and Possenti (1993) are named as theoretical foundation. The corpus for data analysis consists in texts collected in public schools in two steps: the first text from a free activity made by the class teacher and the second from a didactic sequence administered by the researcher. The results show, in general, a subject-author with some awareness of discursive genre, but still inchoate and somewhat evident.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8986
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COLET_2012_2_11.pdf2,8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.