Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8991
Título: Análise da organização aspectual em textos escritos por alunos surdos
Autor(es): Oliveira, Fernanda Alves de
Orientador(es): Finau, Rossana Aparecida
Palavras-chave: Aquisição da segunda língua
Surdos - Educação
Surdos - Estudo e ensino
Lingua brasileira de sinais
Second language acquisition
Deaf - Education
Deaf - Study and teaching
Brazilian sign language
Data do documento: 27-Set-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: OLIVEIRA, Fernanda Alves de. Análise da organização aspectual em textos escritos por alunos surdos. 2013. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar o uso do português escrito por surdos, focando na análise do emprego da categoria aspectual em textos de base narrativa. Para tal estudo, consideramos o português escrito como segunda língua para os surdos brasileiros e, por isso, tomamos como aporte teórico os conceitos acerca da formação de interlíngua no processo de aquisição de segunda língua de acordo com Jake (1998) e White (2003), como também a conceituação da categoria aspectual na língua portuguesa conforme Castilho (1968) e Comrie (1976) e em Libras segundo Finau (2004) e Silva (2010). O corpus da pesquisa consiste de produções escritas do gênero narrativo elaborados por alunos surdos do 7°, 8° e 9° ano do ensino fundamental, complementados por um questionário que visa traçar o perfil do informante. Os resultados da análise apontaram, em sua maioria, para a influência da aprendizagem tardia em Libras no desenvolvimento dos alunos, como também a formação da interlíngua no processo de aquisição de segunda língua a fim de preencher lacunas no seu conhecimento da língua alvo. Quanto a organização aspectual, percebemos que a maioria dos informantes fizeram uso da categoria aspectual imperfectiva do português, demonstrando conhecimento acerca dessa estrutura.
Abstract: This work aims to show the results of a study about the use of written Portuguese by deaf students, focusing on the analyses on the aspectual organization in narrative texts produced by these students. For this purpose, we will consider the written Portuguese as a second language for the Brazilian deaf students. We adopted theoretical concepts concerning the formation of interlanguage in second language acquisition, according to Jake (1998) and White (2003), as well as the theoretical concept of the aspectual class in Portuguese, according to Castilho (1968) and Comrie (1976), and in sign language, according to Finau (2004) and Silva (2010). The corpus for the data analyses consisted of written texts of the narrative genre produced by deaf students who are in the 7th, 8th and 9th grades of a public elementary school, complemented by a questionnaire that aimed to outline the main characteristics of the students. The results show, in general, that the later acquisition of Libras by deaf students influenced the student’s development of written Portuguese. At the same time, they point to the formation of interlanguage in the process of acquisition of written Portuguese, in order to fill in lacks in the target language.In relation to aspectual organization, we realize that the majority of participants used the imperfective aspectual category in Portuguese, demonstrating knowledge about this structure.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8991
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COLET_2013_1_03.pdf2,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.