Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9074
Título: Oficinas pedagógicas de ciências: formação de docentes para o ensino experimental
Autor(es): Araújo, Daniele Cecília Ulsom de
Orientador(es): Gonçalves, Fabiana Roberta
Palavras-chave: Professores - Formação
Ensino - Metodologia
Teachers, Training of
Teaching - Methodology
Data do documento: 29-Nov-2011
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ARAÚJO, Daniele Cecília Ulsom de. Oficinas pedagógicas de ciências: formação de docentes para o ensino experimental. 2011. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2011.
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta pedagógica para a viabilização da aplicação de aulas práticas no ensino de Ciências em colégios da rede pública de ensino e formulação de oficinas de formação e capacitação de docentes voltadas para tal metodologia de ensino. Discute a possibilidade de aplicação do ensino prático de Ciências com enfoque na formação de discentes com caráter crítico e investigador através da atualização e aprofundamento do trabalho de formação com o corpo docente. Investiga a metodologia de ensino utilizada nas aulas ministradas na disciplina de Ciências. Identifica dificuldades apresentadas pelos professores no trato das práticas de laboratório e fornece novos meios de contornar tais problemas.
Abstract: This research presents a pedagogical proposal to enable the application of classroom practices in science education in high schools of public school system and to formulate formation and training courses to professors oriented to this teaching methodology. The research discusses, as well, the possibility of the application of science education, with focus on formation of teachers with criticality and researcher by the update and deepening of formation process with the faculty. Finally, this research investigates the teaching methodology used during the science classes and identifies the obstacles faced by teachers on laboratory practices and gives new ways to overcome these questions.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9074
Aparece nas coleções:CT - Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COQUI_2011_2_03.PDF1,26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.