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Título: Ensino bilíngue libras/português para alunos surdos: investigação dos cenários da educação bilíngue de química e de sinais específicos em sala de aula
Autor(es): Stadler, João Paulo
Orientador(es): Hussein, Fabiana Roberta Gonçalves e Silva
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino
Surdos - Educação
Educação inclusiva
Lingua brasileira de sinais
Chemistry - Study and teaching
Deaf - Education
Inclusive education
Brazilian sign language
Data do documento: 2-Out-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: STADLER, João Paulo. Ensino bilíngue libras/português para alunos surdos: investigação dos cenários da educação bilíngue de química e de sinais específicos em sala de aula. 2013. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Resumo: Reconhecemos ser de extrema necessidade a compreensão de como os sujeitos, no processo de ensino-aprendizagem bilíngue para surdos, avaliam as dificuldades e potencialidades dessa prática para a aprendizagem de Química no ensino médio tendo em vista as recentes discussões sobre os métodos que têm sido empregados na educação dos surdos e, nesse contexto, entender como é feita a sinalização de termos específicos da Química em sala-de-aula também é importante considerando o ensino bilíngue. Por meio de entrevistas com os sujeitos do processo de ensino-aprendizagem (alunos, professores e tradutores e intérpretes), destacou-se que a falta de sinais específicos e metodologia inadequada são as principais críticas às práticas existentes, além da perceptível preferência dos surdos pela educação bilíngue, que prioriza o uso de Libras, em detrimento da educação em classes inclusivas, com a atuação dos tradutores e intérpretes. A investigação de como ocorreu o desenvolvimento de sinais para termos específicos da Química em uma escola bilíngue de modo a conhecer como o professor sinaliza esses termos em sala-de-aula mostrou que o professor utiliza sinais combinados com os alunos durante as aulas. Após o estudo tornou-se e evidente que o uso da Libras facilita a assimilação dos conteúdos pelos alunos dessa comunidade, mas observa-se grandes dificuldades quanto à língua, os materiais, as metodologias e aos cenários nos quais esse processo ocorre e que o desenvolvimento de sinais específicos é recorrente no contexto escolar.
Abstract: We recognize the extremely necessity to understand how bilingual teaching-learning education process subjects evaluate the difficulties and potentialities of this practice for chemistry teaching in high school considering recent discussions about deaf education methods that are currently used and, on this situation, to understand how chemical vocabulary signalization is done in classrooms is also important considering bilingual teaching. Using interviews with the theaching-learning process actors (students, teachers and translators and interpreters), the missing of specific signals and inadequate methodology was became pointed as the main critics to currently methodologies, beyond the deaf student’s preference about studying in special schools, where Sing Language usage is prioritized, over studying in inclusive classes, with translators and interpreters action. The investigations about how the chemical specific signs development happened at bilingual school, due to understand how the teacher signalizes this specific vocabulary combined with the students during the classes. After the study was understood that Sign Language usage improves subjects assimilations by deaf students, but it was also observed great difficulties concerning the language, materials, methodologies and the scenarios when the teaching-learning process happens, beyond the currently specific signs development during classes.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9088
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