Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/940
Título: O uso de recursos tecnológicos nas aulas de matemática no PROEJA: uma experiência no IFSC, câmpus Chapecó
Autor(es): Mário, Luciane Cechin
Orientador(es): Colombo, Janecler Aparecida Amorin
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Educação de adultos
Ensino auxiliado por computador
Software educacional
Mathematics - Study and teaching
Adult education
Computer-assisted instruction
Educational software
Data do documento: 28-Abr-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: MÁRIO, Luciane Cechin. O uso de recursos tecnológicos nas aulas de matemática no PROEJA: uma experiência no IFSC, câmpus Chapecó. 2014. 136 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014.
Resumo: O trabalho apresenta uma experiência vivenciada no ensino da Matemática que foi aplicada no curso técnico de Nível Médio em Eletromecânica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos do IFSC, Câmpus Chapecó, onde utilizou-se dois recursos tecnológicos: o software GeoGebra e o Global Positioning System (GPS). Relata como foram planejadas e executadas as aulas de Geometria Analítica com o uso do software GeoGebra e apresenta uma aplicação prática de alguns conteúdos estudados com o uso do GPS. Para avaliar os trabalhos desenvolvidos foi aplicado um questionário ao término dos encontros. Este trabalho aborda uma forma alternativa de ensino, na busca de motivar nossos alunos a gostar de estudar matemática, visando amenizar as dificuldades encontradas na aprendizagem. A utilização desses recursos permitiu uma melhor exploração dos conteúdos que foram estudados em Geometria Analítica, bem como um despertar maior para a aprendizagem. A conclusão que se chegou é que o uso de ferramentas alternativas reflete, de forma positiva, na aprendizagem e interesse pelas aulas de Matemática, como também, a aplicação de conteúdos em situações reais. Mas de nada adianta esses recursos, se não houver um envolvimento e comprometimento nas aulas, por parte do professor e principalmente pelos alunos.
Abstract: The present study aims at presenting an experience in the teaching of Mathematics using two technological resources: the GeoGebra software and the Global Positioning System gadget (GPS) in the high school and technical course in Electro-mechanics for over eighteen-year-old youngsters and adults at IFSC, campus Chapecó. This study presents an alternative way of teaching with the goal of enhancing students’ motivation for studying Mathematics; thus, reducing the difficulties encountered in the learning process.The conception, planning and execution of the Analytics Geometry classes in which GeoGebra was used and in which the GPS was used to demonstrate the applicability of the studied contents are detailedly described in the method chapter. Participants answered a questionnaire at the end of each class. The questionnaires were analysed and the written evaluations were compared in a qualitative basis to the written evaluations from previous classes the researcher and teacher taught. The use of Geogebra and the GPS allowed for a better exploration of the contents and an awaken for learning. The use of alternative resources and demonstrations of real life applications reflect in a positive way upon learning of and interest in the Mathematics classes. Teachers’ and students’ compromise and envolvement are essential to the success of the learning process.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/940
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_PROFMAT_M_Mário, Luciane Cechin_2014.pdf141,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.