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Título: Análise de vídeos institucionais de empresas de tecnologia agrícola: uma reflexão sobre publicidade e propaganda no sistema capitalista atual
Autor(es): Amaral, Fernanda Censi do
Orientador(es): Pereira, Maurini de Souza Alves
Palavras-chave: Marketing institucional
Publicidade
Produtos químicos agrícolas - Propaganda
Análise do discurso
Institutional market
Publicity
Agricultural chemicals - Propaganda
Discourse analysis
Data do documento: 9-Mai-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: AMARAL, Fernanda Censi do. Análise de vídeos institucionais de empresas de tecnologia agrícola: uma reflexão sobre publicidade e propaganda no sistema capitalista atual. 2013. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Resumo: Este trabalho visa expor a disseminação ideológica promovida por empresas de tecnologia agrária com objetivo de vender ao público a ideia de que o uso de agrotóxico, fertilizante e semente geneticamente modificada contribui para o desenvolvimento sustentável e o futuro da população. Como objeto de estudo, foram escolhidos os vídeos institucionais das empresas Syngenta e Monsanto. Procurou-se utilizar a Análise de Discurso (AD) francesa, em especial a questão do “dito” e do “não-dito”, apresentada por Eni Orlandi, como base teórica da análise, procurando entender a proposta, à luz de conceitos sobre a ideologia do poder; a relação da ideologia com a língua e a função da publicidade e da propaganda neste processo.
Abstract: The present study aims to expose the ideological dissemination promoted by agrarian technology companies, whose objective is selling to its public the idea that using pesticide, fertilizer and genetically modified seeds contribute to sustainable development and to the future of people. Institutional videos from Syngenta and Monsanto were selected as the object of study. This case references the French Discourse Analysis (DA), as presented by Eni Orlandi, especially when treating differences between “what is” and “what is not said”, in an attempt to better understand the proposition, utilizing concepts surrounding the ideology of power, its relation with language and the role of publicity and advertising in this scenario.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9444
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