Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/954
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorWalendorff, Kelly Rosa-
dc.date.accessioned2014-11-04T17:30:58Z-
dc.date.available2014-11-04T17:30:58Z-
dc.date.issued2014-05-22-
dc.identifier.citationWALENDORFF, Kelly Rosa. A abordagem temática “reciclagem” integrando o currículo de ciências do ensino fundamental: investigando a percepção dos professores. 2014. 93 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/954-
dc.descriptionAcompanha: A abordagem temática “reciclagem” integrando o currículo de ciências do ensino fundamental: investigando a percepção dos professores-
dc.description.abstractThis study investigated the perception of Science teachers regarding environmental recycling theme in the science education from the OlavoBilacState School, located in the city of Cantagalo/PR. Argues that the recycling should be addressed in the classroom locally, in other to provide to students changings in the attitude towards the environment, which they belong. This research brings as a starting point for theoretical reflections, the official documents PCN and DCE and environmental education beyond the time. We conducted a qualitative study in the form of case study applying a questionnaire to the teachers that teach science at this school. These questionnaires were analyzed in themes such as school, curriculum, teachers and society, which provides a perception that an influence in the students‟ behavior is possible, using a continued pedagogical work, not extinguishing the classroom, but involving the development of actions in education that can mobilize the students to be part of the community. Teachers perceive the need of a differentiate education practice, but still have difficulties in address all the curricular content. The answers to the questionnaire led us to build a teaching unit called “Primer on Recycling”, that covers the local city recycling for teachers to enrich the science classes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectEducação ambiental - Estudo de casospt_BR
dc.subjectProfessores de ciência - Formaçãopt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectColeta seletiva de lixopt_BR
dc.subjectCiência - Currículospt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnvironmental education - Case studiespt_BR
dc.subjectScience teachers - Training ofpt_BR
dc.subjectPerceptionpt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.subjectRefuse collectionpt_BR
dc.subjectScience - Curriculapt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.titleA abordagem temática “reciclagem” integrando o currículo de ciências do ensino fundamental: investigando a percepção dos professorespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho investigou a percepção dos professores de ciências com relação à temática ambiental reciclagem no ensino de ciências do Colégio Estadual Olavo Bilac situado no município de Cantagalo/Pr. Defende-se que a reciclagem deve ser abordada em sala de aula de forma local, a fim de proporcionar aos estudantes mudanças de atitude com relação ao meio ambiente ao qual estão inseridos. Essa investigação traz como ponto de partida reflexões teóricas acerca dos documentos oficiais PCN e DCE e a educação ambiental através do tempo. Realizamos uma pesquisa qualitativa na modalidade de estudo de caso aplicando um questionário aos professores que ministram aulas de ciências nesta escola. Os questionários foram analisados por modalidades envolvendo escola, currículo, professores e sociedade. Os professores consultados evidenciaram que a influência no comportamento dos estudantes é possível, desde que seja efetivado um trabalho pedagógico continuado, não se esgotando na sala de aula, mas envolvendo o desenvolvimento de ações educativas que possam mobilizar os estudantes e envolver a própria comunidade. Os professores percebem a necessidade de uma prática de ensino diferenciada, mas ainda encontram dificuldades, como a de conseguir abordar todo o conteúdo curricular definido. As respostas do questionário nos levaram a construir uma unidade didática chamada “Cartilha da Reciclagem” que aborda a reciclagem de maneira local com particularidades do município, destinada aos professores a fim de enriquecer as aulas de ciências.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Miquelin, Awdry Feisser-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGFCET_M_Walendorff, Kelly Rosa_2014.pdf727,87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
CT_PPGFCET_M_Walendorff, Kelly Rosa_2014_1.pdf23,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.