Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9762
Título: Aplicação das ferramentas da qualidade em uma indústria eletrônica: estudo de caso para redução de defeitos na montagem de placas de circuito impresso
Autor(es): Silva, Daniel Matias da
Orientador(es): David, Denise Elizabeth Hey
Palavras-chave: Qualidade dos produtos
Indústria eletrônica
Circuitos impressos
Controle de qualidade
Quality of products
Electronic industries
Printed circuits
Quality control
Data do documento: 6-Dez-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SILVA, Daniel Matias da. Aplicação das ferramentas da qualidade em uma indústria eletrônica: estudo de caso para redução de defeitos na montagem de placas de circuito impresso. 2013. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Resumo: A necessidade da garantia da qualidade vem influenciando de diversas formas os setores produtivos em diversos ramos de atuação. Este trabalho aborda a aplicação do método PDCA e das ferramentas da qualidade em uma linha de produção de uma indústria eletrônica. O problema a ser solucionado é o alto índice de placas eletrônicas montadas que apresentam falhas, causando retrabalhos e o desperdício de matéria-prima. Visando a redução do índice de placas com problemas, a aplicação do ciclo PDCA com o auxílio de algumas das ferramentas da qualidade foi proposta. Em razão a isso, um plano de ações para eliminar as causas potenciais do problema foi desenvolvido, o que reduziu de forma significativa o número de placas produzidas com defeito, impulsionando a produtividade e incentivando a melhoria contínua dos processos.
Abstract: The need for quality assurance has influenced in various ways productive sectors of several areas of activity. This work discusses the application of the PDCA method and the quality tools in a production line of an electronics industry. The problem to be solved is the high rate of assembled electronic boards that fail, causing rework and waste of raw materials. In order to reduce the defective circuit boards, the application of PDCA with the aid of some quality tools was proposed. For this reason, an action plan to mitigate the potential causes of the problem was developed, which has significantly reduced the number of defective circuit boards, boosting productivity and encouraging continuous improvement of processes.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9762
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COTEL_2013_1_03.pdf11,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.