Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9897
Título: Desenvolvimento e implementação de um conversor estático com fins de maximizar a transferência de potência entre paíneis fotovoltaicos e a rede elétrica
Autor(es): Schneider, Adriane
Tostes, André Vaz
Mazuroski, Jéssica Viero
Orientador(es): Badin, Alceu Andre
Palavras-chave: Sistemas de energia fotovoltaica
Conversores de corrente elétrica
Energia elétrica
Photovoltaic power systems
Electric current converters
Electric power
Data do documento: 13-Fev-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SCHNEIDER, Adriane; TOSTES, André Vaz; MAZUROSKI, Jéssica Viero. Desenvolvimento e implementação de um conversor estático com fins de maximizar a transferência de potência entre paíneis fotovoltaicos e a rede elétrica. 2015. 108 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: O objetivo deste trabalho é o dimensionamento, simulação e implementação de um conversor CC-CA que maximize a transferência de potência de um sistema fotovoltaico conectado à rede elétrica. Devido a sua topologia simples e ampla utilização a topologia flyback foi escolhida entre as demais. O conversor é utilizado em modo de condução descontinua e foi implementado também o controle de MPPT para a maximização da transferência de potência. Foi escolhida uma fonte de corrente que simulasse um módulo fotovoltaico de potência máxima igual a 87Wp CC para a entrada de potência e uma fonte de 127V CA para simular a rede elétrica. O módulo fotovoltaico escolhido como modelo para o desenvolvimento do protótipo possui potência máxima de valor 87Wp. Foram definidos também os parâmetros e normas a serem seguidos para a correta configuração do conversor de acordo com as normas brasileiras. A simulação do circuito foi realizada utilizando o programa PSim e por fim, o protótipo foi construído e testado nas instalações do laboratório de engenharia elétrica dentro da Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Abstract: The focus of the project is the design, simulation and implementation of a DC-AC converter that maximizes the power transfer of a photovoltaic system connected to the utility grid. Given its simple topology and wide acceptance a flyback topology was chosen among others. The converter is used in discontinuous conduction mode and a MPPT controller took part as a device for maximization of power transference. The module chosen as a model for the CC source holds a 87Wp maximum power. The parameters and standards were defined according to Brazilian official standards. Finally, the circuit was simulated in the PSim Software and later tested in the installations of UTFPR where the photovoltaic modules are available for academic research purposes.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9897
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COELE_2014_2_12.pdf3,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.