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Título: Conversor Cúk CC-CC bidirecional aplicado ao controle de fluxo de potência e frenagem regenerativa de uma máquina CC de imã permanente
Título(s) alternativo(s): Bidirectional converter Cúk DC-DC applied to the power flow control and regenerative braking of a permanent magnet DC machine
Autor(es): Oliveira, Paulo Vinicius de Almeida
Amaral, Rodrigo Octavio da Cruz
Oiveira, Taylor Patrick de
Orientador(es): Badin, Alceu André
Palavras-chave: Conversores de corrente elétrica
Sistemas de controle digital
Métodos de simulação
Engenharia de protótipos
Bicicletas
Engenharia elétrica
Electric current converters
Digital control systems
Simulation methods
Prototypes, Engineering
Bicycles
Electric engineering
Data do documento: 22-Jul-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: OLIVEIRA, Paulo Vinicius de Almeida, AMARAL, Rodrigo Octávio da Cruz, OLIVEIRA, Taylor Patrick. Conversor CÚK CC-CC bidirecional aplicado ao controle de fluxo de potência e frenagem regenerativa de uma máquina CC de imã permanente. 2015. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: O trabalho tem por objetivo desenvolver um conversor Cúk CC-CC bidirecional capaz de controlar o fluxo de potência e frenagem regenerativa de uma máquina CC de imãs permanentes, operando no primeiro e segundo quadrante e sendo alimentada através de uma bateria 24V. É apresentado um embasamento teórico sobre o tema, seguido pela parte prática do projeto dividida em três etapas: o dimensionamento, a simulação e a implementação do protótipo em uma bicicleta elétrica. Dentro do projeto está inserido um circuito de aquisição de sinais, um sensor de corrente, um driver de atuação para as chaves semicondutoras e um controle corrente de carga na bateria. O controle e o monitoramento do sistema serão realizados pelo controlador TIVA TM4C123G.
Abstract: The work aims to develop a Bidirectional converter Cúk DC-DC able to control the power flow and regenerative braking of a permanent magnet DC machine, working in the first and second quadrant and it is powered by a 24V battery. A theoretical study on the subject is presented, followed by the practical part of the Project and divided into three parts: the design, simulation and implementation of the prototype on the eletric bicycle. Within the Project it is inserted signal acquisition circuit, a current sensor, a driver for the semiconductor switches and a loa current in the battery. The control and monitoring system will be conducted by TIVA TM4C123G controller.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10105
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