Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10278
Título: Desenvolvimento de um conjunto de diretrizes para a alocação do parâmetro de manutenibilidade durante as etapas iniciais de projeto de sistemas mecânicos
Autor(es): Kovalski, Paulo Bernardo
Orientador(es): Cziulik, Carlos
Palavras-chave: Projeto de produto
Projeto de produto - Guias
Administração de produtos
Product design
Product design - Guidebooks
Product management
Data do documento: 6-Ago-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: KOVALSKI, Paulo Bernardo. Desenvolvimento de um conjunto de diretrizes para a alocação do parâmetro de manutenibilidade durante as etapas iniciais de projeto de sistemas mecânicos. 2014. 135 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: A manutenibilidade é um fator de projeto que, vem sendo cada vez mais valorizado durante o desenvolvimento de produtos, pois atua como um diferencial entre eles. Mesmo que seja vista desta forma, atualmente não se dispõe de ferramentas que sejam capazes de orientar as equipes de desenvolvimento de produtos de forma a endereçá-la adequadamente durante o processo de desenvolvimento de produtos. Este trabalho apresenta o desenvolvimento e respectiva validação de: um conjunto de diretrizes, ferramenta e métrica de orientação do parâmetro de manutenibilidade durante as etapas iniciais do processo de desenvolvimento de produtos. O crescente interesse que o tema desperta nas empresas ocorre por permitir reduzir gastos de desenvolvimento de produto ao mesmo tempo em que se pode tornar o produto mais atraente aos clientes. De modo a estruturar o trabalho, foi conduzida uma revisão bibliográfica envolvendo os temas de manutenibilidade, guias de referência e metodologia de projeto. Sistemas mecânicos também foram analisados sob a ótica da manutenibilidade. Com base neste conjunto de informações propõe-se uma estrutura de procedimentos, baseadas em guias de referência para verificar a aderência das concepções propostas a parâmetros de manutenibilidade. Um estudo de caso descritivo ilustra o uso dos mecanismos propostos. Os resultados obtidos permitem apontar que o conjunto proposto e capaz de orientar o projeto de produto
Abstract: Maintainability is a design topic that each day gains more attention and value during the product development and design, as it acts a differential among them. Even observed this way, nowadays tools that are able to assist the project teams in a proper manner during product design are very scarce. This work presents the development and validation of: a set of directives, a tool and metrics to be applied during the initial maintainability design stages. The crescent interest in this subject arises from the possibility of monetary savings in product development in the same measure that it can make the product more attractive to customers. In order to structure this work, a bibliographical revision of the maintainability subject was the starting point. Mechanical systems were analyzed focusing in maintainability. Based in this information ensemble, a methodical procedure, based in handbooks, is proposed to verify the adherence of proposed product conceptions to maintainability parameters. A case study illustrate the proposed methods. The results found during the analysis can be used as proof of the effectiveness of the proposed directives set in maintainability orientation during product design.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10278
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COEME_2014-1_09.pdf2,65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.