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Título: Análise da resistência ao desgaste de revestimentos intermetálicos fe-al usando ensaio de roda de borracha
Autor(es): Luzzi, Bruno Ferreira
Okura, Heloise Naomi
Orientador(es): Maranho, Ossimar
Palavras-chave: Desgaste mecânico
Revestimentos - Processos
Compostos intermetálicos - Propriedades termomecânicas
Controle de temperatura
Mechanical wear
Coating processes
Intermetallic compounds - Thermomechanical properties
Temperature control
Data do documento: 18-Out-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: LUZZI, Bruno Ferreira; OKURA, Heloise Naomi. Análise da resistência ao desgaste de revestimentos intermetálicos fe-al usando ensaio de roda de borracha . 2012. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
Resumo: Desgaste e corrosão, sejam de produtos acabados ou de equipamentos de industriais, são preocupações constantes dos mais diversos segmentos industriais. Uma maneira de atenuar o problema é a utilização de camadas superficiais protetoras que sejam resistentes às condições de trabalho nesses ambientes, como, por exemplo, as camadas formadas por intermetálicos ferro-alumínio. Em trabalho prévio, estudaram-se os efeitos de se utilizar atmosfera controlada para difusão do alumínio aspergido em uma barra de aço ABNT 1020, no que diz respeito à homogeneidade, dureza e espessura da camada de intermetálicos formada. Este trabalho teve como objetivo avançar no estudo dessas camadas através da avaliação do desgaste abrasivo, por meio de ensaios com um abrasômetro tipo roda de borracha. Foi possível identificar a influência do teor de alumínio na liga, da fragilidade e porosidade na resistência ao desgaste, sendo que a camada que menos apresentou as características citadas apresentou o melhor desempenho nos ensaios de desgaste.
Abstract: Wear and corrosion of final products and industrial equipments are frequent concerns for the various industrial segments. An alternative to attenuate this problem is the use of protective superficial layers which are resistant to working conditions in these environments, as for example Fe-Al intermetallics layers. In a previous study, the effects of using controlled atmosphere in the diffusion treatment of sprayed aluminum in ABNT 1020 steel were analyzed, especially regarding the homogeneity, hardness and thickness of the intermetallic layer formed. The objective of this project was to progress in these layers study by wear abrasion evaluation using rubber wheel tests. It was possible to identify the influence of aluminum content, fragility and porosity in wear resistance, whereas the intermetallic layer which less exhibited the mentioned characteristics had the best performance in the abrasion tests.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10290
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