Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10312
Título: Desenvolvimento de um sistema de medição de força para mensurar a carga real aplicada por um usuário em um aparelho de musculação
Autor(es): Bezerra, Bruno Roberto
Cabral, Marlon Henrique Iahn Laio
Orientador(es): Rodacoski, Marcos Roberto
Palavras-chave: Medição de superfícies
Musculação - Testes
Academias de ginástica - Medição
Area measurement
Muscle strength - Testing
Gymnassiums - Measurement
Data do documento: 17-Nov-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BEZERRA, Bruno Roberto; CABRAL, Marlon, Henrique Iahn Laio. Desenvolvimento de um sistema de medição de força para mensurar a carga real aplicada por um usuário em um aparelho de musculação. 2015. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: Neste trabalho é apresentado o desenvolvimento de um sistema de medição de força para ser utilizado em academias de musculação com o intuito de fornecer ao profissional de educação física novas ferramentas para acompanhar seus atletas e ter uma análise quantitativa mais detalhada de seus movimentos. Para chegar a esses objetivos, são estudados os aparelhos de musculação e seu funcionamento para planejar qual a melhor forma de se aplicar o sistema de medição. Também é estudada a célula de carga, uma das formas mais utilizadas na atualidade de medir esforços de tração. O estudo inclui comparativos entre os materiais e as geometrias, buscando obter uma célula leve e compacta que resista aos esforços realizados na musculação. Para a fabricação da célula, são estudados orçamentos e processos de fabricação, buscando preço acessível e boa confiabilidade para que os dados medidos sejam mais sensiveis. Na fabricação também está inclusa a colagem de extensômetros na célula, a construção de um circuito elétrico e a elaboração de um aplicativo, o que resultou em um sistema de medição de força. Obtido o sistema, são realizados experimentos para comprovar sua funcionalidade e citados pontos positivos e negativos.
Abstract: This study presents the development of a force measuring system for application in bodybuilding gyms in order to provide physical education teachers new tools to monitor their athletes and have a more detailed quantitative analysis of their movements. To reach these goals, weight machines and how they work is studied in order to plan the best way to apply the measuring system. Also, the load cell, one of the most widely used forms of measuring tensile stress at present is studied. The study includes comparative between the materials and geometries, seeking to obtain a compact and lightweight cell to resist the efforts made in bodybuilding. For the manufacture of the cell, budgets and manufacturing processes are studied, seeking affordable and good reliability so that the measured data are more accurate. In manufacturing the strain gage bonding in the cell is also included. So is the construction of an electrical circuit and the development of an application, resulting in a force measuring system. Obtained the system, experiments are carried out to confirm its functionality and cited positive and negative points.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10312
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COEME_2014-2_06.pdf2,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.