Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1108
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPazda, Ana Karla-
dc.date.accessioned2015-05-13T14:20:12Z-
dc.date.available2015-05-13T14:20:12Z-
dc.date.issued2012-02-25-
dc.identifier.citationPAZDA, Ana Karla. Práticas pedagógicas: a construção do saber sobre resíduos sólidos em uma escola rural. 2012. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1108-
dc.descriptionAcompanha: Construção do saber ambiental em uma escola rural: guia de práticas pedagógicas para estimular desenvolvimento de responsabilidade ambiental acerca dos resíduos sólidospt_BR
dc.description.abstractThis study was conducted with a group of eighteen students from5th grade in a rural school in Palmeira - PR, and objectived to development a guide teaching practices to stimulate the development of environmental responsibility on solid waste. The interest in researching the issue of solid waste in a rural school was built mainly by the deficiencies found in the pedagogical exercise in relation to the subject, as well as believing that the issue of waste in rural areas is more problematic, given the fact that the collection process waste is often lacking and information on the subject are still not very disseminated. The research was interpretive in nature, and for developing strategies to reach the proposed objectives, we used questionnaires and developed pedagogical practices relatingto the subject, which were subsequently evaluated by conducting a scavenger hunt. The main results of this study indicated that the activities were able to sensitize this group and direct them to develop over time the desired environmental responsibility, which represents a positive outcome for the job. Based on the activities carried out and the contest, originated at the end of a guide research activities in which you present the methodology and practices developed. Through this work, it is expected that there is a contribution to promote the dialogue of environmental knowledge among the subjects, be they educators, learners and other professionals that relate to environmental education, and can also provide basis for the adoption attitudes of responsibility and care for the environment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectResíduos industriaispt_BR
dc.subjectResponsabilidade ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectFactory and trade wastept_BR
dc.subjectEnvironmental responsibilitypt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas: a construção do saber sobre resíduos sólidos em uma escola ruralpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho foi desenvolvido com um grupo de dezoito alunos de 5ª série em uma escola rural no município de Palmeira – PR, e teve como objetivo elaborar um guia de práticas pedagógicas para estimular o desenvolvimento da responsabilidade ambiental acerca dos resíduos sólidos. O interesse em pesquisar a questão dos resíduos sólidos em uma escola rural foi construído principalmente pelas lacunas encontradas no exercício pedagógico em relação à temática, bem como por acreditar que a questão dos resíduos na área rural é mais problemática, haja visto que o processo de coleta dos resíduos é muitas vezes inexistente e as informações sobre o assunto ainda são pouco veiculadas. A pesquisa realizada foi de natureza interpretativa, sendo que para a elaboração de estratégias que alcançassem os objetivos propostos utilizou-se questionários e desenvolveu-se práticas pedagógicas relacionando à temática, os quais foram avaliados posteriormente por meio da realização de uma gincana. Os principais resultados desse trabalho indicaram que as atividades desenvolvidas foram capazes de sensibilizar esse grupo e direcioná-los para desenvolver ao longo do tempo a responsabilidade ambiental almejada, o que representa um resultado positivo para o trabalho. Com base nas atividades e na gincana realizada, originou-se ao fim da pesquisa um guia de atividades no qual é apresentada a metodologia utilizada e as práticas desenvolvidas. Por meio deste trabalho, espera-se que haja uma contribuição no sentido de promover o diálogo de saberes ambientais entre os sujeitos, sejam eles educadores, aprendizes ou demais profissionais que se relacionam com a Educação Ambiental, e que possa também oferecer embasamento para a adoção de atitudes de responsabilidade e cuidados com o meio ambiente.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Stadler, Rita de Cássia da Luz-
dc.contributor.advisor-co1Carletto, Marciah Regina-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_M_Pazda, Ana Karla_2012.pdf1,71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PG_PPGECT_M_Pazda, Ana Karla_2012_1.pdf1,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.