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Título: Projeto de desenvolvimento de um dinamômetro hidráulico para testes de motores de combustão interna
Autor(es): Bohatczuk Júnior, João Gregório
Orientador(es): Rocha, André Damiani
Palavras-chave: Motores de combustão interna
Dinâmica dos fluidos
Movimentos mecânicos
Internal combustion engines
Fluid dynamics
Mechanical movements
Data do documento: 29-Jun-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Guarapuava
Citação: BOHATCZUK JÚNIOR, João Gregório. Projeto de desenvolvimento de um dinamômetro hidráulico para testes de motores de combustão interna. 2015. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, 2015.
Resumo: O presente trabalho apresenta um estudo prévio do desenvolvimento tecnológico dos mecanismos de medição de torque em motores, denominados dinamômetros, buscando conhecer e auxiliar na escolha do modelo de dinamômetro hidráulico mais adequado para realizar a medida do torque dos motores de combustão interna utilizados pelas equipes de Baja SAE e Formula SAE. Descreve o ciclo de potência de um motor de combustão interna e o modo como é gerado o torque. Apresenta o conceito de fluido, suas propriedades, seu comportamento dentro de um escoamento entre placas paralelas e o cálculo do número de Reynolds. Define o modelo de dinamômetro hidráulico a ser utilizado, e discute o comportamento do dinamômetro usado como modelo de acordo com as especificações do projeto original. Os cálculos realizados são reutilizados para uma readequação do modelo com o objetivo de permitir sua operação com fluidos de trabalho facilmente encontrados no mercado. A usabilidade de alguns fluidos de trabalho que foram sugeridos é avaliada para cada motor utilizado.
Abstract: This paper presents a preliminary study of the technological development of engines in torque measurement mechanisms, called dynamometers, aiming to meet and assist in choosing the most appropriate hydraulic dynamometer model to perform the measurement of torque of internal combustion engines used by the teams of Baja SAE Formula SAE projects and the Federal Technological University of Paraná – Campus Guarapuava. It describes the power cycle of an internal combustion engine, and how the torque is generated. It introduces the concept of fluid, their properties, their behavior within a flow between parallel plates and the importance of calculating the number of Reynolds. Sets the hydraulic dynamometer model being used, and discusses the behavior of the dynamometer used as a template according to the specifications of the original design. The calculations performed are reused for a readjustment of the model in order to allow it to operate with easily found on the market working fluids. The usability of some working fluids that have been suggested is evaluated for each engine in use.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11780
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