Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1215
Título: Sustentabilidade e o modelo da produção mais limpa: uma interface a ser considerada
Autor(es): Weschenfelder, Francielle Zancanaro
Cunha, Mário Antonio Alves da
Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável
Gestão ambiental
Ecologia industrial
Sustainable development
Environmental management
Industrial ecology
Data do documento: 2013
Câmpus: Pato Branco
Citação: WESCHENFELDER, Francielle Zancanaro; CUNHA, Mário Antonio Alves da. Sustentabilidade e o modelo da produção mais limpa: uma interface a ser considerada. SODEBRAS, v. 8, n. 86, p. 24-27, fev. 2013.
Resumo: O presente artigo busca discutir a questão da sustentabilidade na sociedade moderna e como os modelos de gestão ambiental, especialmente a produção mais limpa, podem contribuir no contexto sustentável. Para atingir tal objetivo, primeiramente, foi realizado um breve resgate histórico acerca da atual crise ambiental e como essa crise vem suscitando o processo de desenvolvimento sustentável. Posteriormente foi apresentando uma forma de gestão ambiental que busca a sustentabilidade seja pela modificação do produto, processo e/ou reciclagem interna, a chamada, Produção mais Limpa. Por fim, para explicitar o modelo da produção mais limpa, foi confeccionado uma tabela contendo 4 casos brasileiros de organizações que utilizaram-se desse modelo, mostrando as medidas adotadas e resultados alcançados. Concluiu-se que diante dos problemas instaurados pelo modo de produção da atual sociedade, faz-se necessário buscar mecanismos para superar essa crise social e o modelo da Produção Mias Limpa (P+L), constituiu uma forma de organização da produção que pode ser aplicada em diversos setores produtivos com consideráveis ganhos econômicos e ambientais.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1215
ISSN: 18093957
Aparece nas coleções:PCS - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SODEBRAS_Weschenfelder, Francielle Zancanaro_2013.pdf168,06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.