Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1237
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNiezer, Tânia Mara-
dc.date.accessioned2015-06-09T21:46:56Z-
dc.date.available2015-06-09T21:46:56Z-
dc.date.issued2012-08-24-
dc.identifier.citationNIEZER, Tânia Mara. Ensino de soluções químicas por meio da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). 2012. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1237-
dc.description.abstractThis study is the questioning about the possibilities of teaching in the classroom, the chemical content of solutions, related to the daily life of students, to provide the Scientific and Technological Literacy (ACT) by focusing Science-Technology-Society (CTS). The overall goal of this research is to develop and analyze the chemical content of education solutions relating to the daily lives of students by focusing CTS contributing to the Scientific and Technological Literacy (ACT). The study was conducted with 55 students from 2nd grade of high school, the course of an Agricultural Technician in State Center for Professional Education, the city of Rio Negro, Parana. The methodological approach was qualitative interpretative, with participant observation. Data collection occurred through photos and videos of activities, observation of activities performed by the students themselves, Pleas oral reports and notes in a field journal. The activities developed in this research were organized into fifteen (15) times in which it was sought to discuss and contextualize the social relations of science and technology through the study of chemical solutions, in an interdisciplinary way. The main results showed that the CTS approach in teaching Solutions, contributed to the appropriation of chemical concepts, students, and can transpose issues that involve day to day. During the classes students were more critical and reflective about the social implications in relation to science and technology issues. Another result obtained in this study consisted of developing a teaching guide that can be used as a methodological suggestion by teachers of high school chemistry.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectSolução (Química)pt_BR
dc.subjectChemistry - Study and teachingpt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectSolution (Chemistry)pt_BR
dc.titleEnsino de soluções químicas por meio da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste estudo parte da problematização sobre as possibilidades de se ensinar em sala de aula, o conteúdo químico de Soluções, relacionado ao cotidiano dos alunos, de forma a proporcionar a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) por meio do enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). O objetivo geral desta pesquisa consiste em desenvolver e analisar o ensino do conteúdo químico Soluções relacionando-o ao cotidiano dos alunos por meio do enfoque CTS contribuindo para a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT). O estudo foi desenvolvido com 55 alunos, da 2ª série do Ensino Médio, do curso Técnico em Agropecuária de um Centro Estadual de Educação Profissional, da cidade de Rio Negro, no Paraná. A abordagem metodológica foi a qualitativa de natureza interpretativa, com observação participante. A coleta de dados se deu por meio de fotos e vídeos das atividades, observação das próprias atividades realizadas pelos alunos, arguições orais, relatórios e anotações em diário de campo. As atividades desenvolvidas nesta pesquisa foram organizadas em quinze (15) momentos, nos quais se buscou discutir e contextualizar as relações sociais da Ciência e da Tecnologia por meio do estudo de Soluções químicas, de forma interdisciplinar. Os principais resultados evidenciaram que o enfoque CTS no ensino de Soluções, contribuiu para a apropriação dos conceitos químicos, pelos alunos, sendo possível transpor questões que os envolvem dia a dia. No decorrer das aulas os alunos se mostraram mais críticos e reflexivos acerca das implicações sociais em relação às questões científicas e tecnológicas. Outro resultado obtido neste estudo consistiu na elaboração de um guia didático, que poderá ser utilizado como sugestão metodológica pelos professores de Química do Ensino Médio.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto-
dc.contributor.advisor-co1Sauer, Elenise-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_M_Niezer, Tânia Mara_2012.pdf6,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.