Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14520
Título: Análise do atual sistema cicloviário da cidade de Pato Branco e das ruas do anel central da cidade com foco no modal cicloviário
Título(s) alternativo(s): Analysis of current cycling system of the city Pato Branco and the streets of the central ring of the city with a focus on the cycling method of transportation
Autor(es): Ruaro, Thiago Augusto
Orientador(es): Conterno, Rayana Carolina
Palavras-chave: Ciclovias
Mobilidade residencial
Planejamento urbano
Espaços públicos
Bicycle trails
Residential mobility
City planning
Public spaces
Data do documento: 23-Nov-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: RUARO, Thiago Augusto. Análise do atual sistema cicloviário da cidade de Pato Branco e das ruas do anel central da cidade com foco no modal cicloviário. 2016. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016.
Resumo: Visando o desenvolvimento sustentável das cidades, tomando por base a Política Nacional de Mobilidade Urbana, que tem como uma das diretrizes priorizar os modais não motorizados sobre os modais motorizados, este trabalho se desenvolveu com objetivo de avaliar a infraestrutura cicloviária existente na cidade de Pato Branco – PR, bem como, analisar uma área de estudo delimitada dentro da região central da cidade, composta por onze vias no eixo Norte-Sul e treze vias no eixo Leste-Oeste, com foco na possível implantação de uma rota cicloviária. Para a avaliação da infraestrutura cicloviária existente, utilizou-se de forma parcial a ferramenta IMUS – Índice de Mobilidade Urbana Sustentável. Já para a análise das vias, fez-se uso de duas outras ferramentas: Nível de Stress de Sorton e Walsh e Índice de Condição das Vias (ICV) da Flórida de Epperson-Davis. Ao final, cruzando os resultados obtidos pelas ferramentas com a avaliação subjetiva realizada em campo, apresentou-se a classificação final das vias em um mapa síntese. Concluiu-se, a respeito do sistema cicloviário atual da cidade, que este não está sendo pensado como um sistema, visto que as vias que possuem alguma infraestrutura não possuem nenhuma conexão entre si. Contudo, em relação à área delimitada na região central, verificou-se que a maior parte das vias possui grande potencial em comportar rotas cicloviárias.
Abstract: Looking at the sustainable development of cities, using as a base the National Politics of Urban Mobility, that has as one of its principles to priotize the non-motorized modes of transportation over the motorized modes. This work was developed with the objective of evaluating the existing cycling infrastucture in the city of Pato Banco, Paraná, while also analyzing a area of study limited to inside the central region of the city, composed of eleven thoroughfares on the North-South axis and thirteen thoroughfares on the East-West axis, with a focus on the possible implementation of a cycling route. For the evaluation of the existing cycling infrastructire, IMUS (Index for Sustainable Urban Mobility) was partly used as a resource. In order to evaluate the streets, two other resources were used: Stress Level by Sorton and Walsh and Florida Roadway Condition Index (RCI) by Epperson-Davis. In the end, crossing the obtained results from the different resources with the subjective evaluation done in the field, a final classification of the thoroughfares on a map is presented. In conclusion, in respect to the current cycling system of the city, that is not actually thought of as a system, but more that some thoroughfares that have some form of infrastructure don't have any connection with each other. However, in relation to the studied area of the central region, the majority of the thoroughfares were verified to have great potential in behaving like cycling routes.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14520
Aparece nas coleções:PB - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COECI_2016_2_33.pdf4,81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.