Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1457
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorKiefer, Neci Iolanda Schwanz-
dc.date.accessioned2016-01-29T18:24:26Z-
dc.date.available2016-01-29T18:24:26Z-
dc.date.issued2013-02-15-
dc.identifier.citationKIEFER, Neci Iolanda Schwanz. Ensino da física e aprendizagem significativa: roteiro para a elaboração de uma aula. 2013. 60 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1457-
dc.descriptionAcompanha: Ensino da física e aprendizagem significativa: roteiro para a elaboração de uma aulapt_BR
dc.description.abstractThe current study had as a goal to purpose a guide for building a meaningful class. From the methodological point of view, by targeting the development of a product, the study characterized as applied and practical. It was observed, during assembly of the product, the sequences of steps for its construction and aspects related to its validity and possibility of being used by other lecturers as a teaching tool. The “guide for the elaboration of a class” was structured in six main steps, namely, definition of the class content, determination of the most relevant aspects from the content and from the previous organizers, sequencing of curriculum content, knowledge evaluation, strategy and instructional resources and lesson plan assembly. In each step were established the activities to be accomplished. It is concluded that the purposed script is a tool that has alignment with the Ausubel theory, allowing the composition of a substantial class.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectFísica - Experiênciaspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPlanos de aulapt_BR
dc.subjectPhysics - Experimentspt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectLesson planningpt_BR
dc.titleEnsino da física e aprendizagem significativa: roteiro para a elaboração de uma aulapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo propor um roteiro para a elaboração de uma aula significativa. Do ponto de vista metodológico, por visar o desenvolvimento de um produto, o estudo caracteriza-se como aplicado e de natureza prática. Observou-se, na montagem do produto, a sequências das etapas para sua construção e aspectos relacionados com sua validade e possibilidade de utilização por outros docentes como uma ferramenta de ensino. O “roteiro para a elaboração de uma aula” foi estruturado em seis etapas principais, definição do conteúdo da aula, determinação dos aspectos mais relevantes do conteúdo e dos organizadores prévios, sequenciação do conteúdo curricular, avaliação da aprendizagem, estratégia e recursos instrucionais e montagem do plano de aula. Em cada etapa foram estabelecidas as atividades a serem cumpridas. Concluí-se que o roteiro proposto é uma ferramenta que tem alinhamento com a teoria de Ausubel, o que possibilita a montagem de uma aula significativa.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Pilatti, Luiz Alberto-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_M_Kiefer, Neci Iolanda Schwanz_2013.pdf939,9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PG_PPGECT_M_Kiefer, Neci Iolanda Schwanz_2013_1.pdf815,22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.