Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15709
Título: Estudo comparativo do conforto térmico gerado por uma cobertura verde em relação a uma cobertura convencional
Autor(es): Machado, Adriel Rampassi
Orientador(es): Feiber, Silmara Dias
Palavras-chave: Construção sustentável
Isolamento térmico
Engenharia sustentável
Sustainable construction
Insulation (Heat)
Sustainable engineering
Data do documento: 6-Jun-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: MACHADO, Adriel Rampassi. Estudo comparativo do conforto térmico gerado por uma cobertura verde em relação a uma cobertura convencional. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2016.
Resumo: No atual contexto da busca pela sustentabilidade do ambiente urbano, percebe-se o aumento com a preocupação com os materiais e sistemas utilizados na construção civil. A fim de diminuir o consumo de materiais inertes a natureza e que provocam um aquecimento no interior do edifício, utiliza-se a cobertura com vegetação denominada de cobertura verde. Visando verificar a potencialidade deste tipo de cobertura em relação ao conforto térmico interno da obra o atual trabalho tem como objetivo realizar a comparação da eficiência do isolamento térmico entre dois métodos construtivos sendo eles a cobertura verde e a cobertura com telhas de fibrocimento. Para isso, construíram-se dois protótipos, para que fosse possível a comparação do desempenho térmico em dias de frio e dias de calor. Para a obtenção dos dados, foram utilizados sensores de temperatura de superfície e do ar, ligados a um sistema de Arduino para o gerenciamento e gravação dos dados. Com isso, fez-se possível a análise de forma criteriosa dos dados.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15709
Aparece nas coleções:TD - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
estudocomparativoconfortotermico.pdf2,26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.