Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1613
Título: O uso de filme como recurso pedagógico no estudo das epidemias: possibilidades na aprendizagem significativa
Título(s) alternativo(s): The use of movies as a pedagogical resource for the study of epidemics: possibilities in meaningful learning
Autor(es): Borba, Edilce Maria Balbinot
Orientador(es): Miquelin, Charlie Antoni
Palavras-chave: Cinema na educação
Biologia - Estudo e ensino
Epidemias
Aprendizagem
Psicologia educacional
Prática de ensino
Ensino Audiovisual
Tecnologia educacional
Ciência - Estudo e ensino
Motion pictures in education
Biology - Study and teaching
Epidemics
Learning
Educational psychology
Student teaching
Audio-visual education
Educational technology
Science - Study and teaching
Data do documento: 20-Ago-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BORBA, Edilce Maria Balbinot. O uso de filme como recurso pedagógico no estudo das epidemias: possibilidades na aprendizagem significativa. 2015. 94 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: Essa pesquisa surgiu da busca por uma metodologia de ensino que valorizasse o conhecimento científico com o uso de um recurso pedagógico atrativo - filmes comerciais -, que motivasse a aprendizagem significativa. Para tanto, apresenta uma análise de como os estudantes estabelecem relações do conhecimento científico com as imagens fílmicas e as possibilidades de contextualização acerca do tema “epidemia”. A metodologia de pesquisa envolve uma abordagem qualitativa, com alguns dados quantitativos das impressões dos estudantes em relação aos filmes de modo geral e sobre eles e a aprendizagem. Na pesquisa qualitativa, utilizou-se a categorização segundo Bardin (2011), para organizar as unidades contextuais produzidas pelos estudantes nas atividades educativas, e fazer a análise com base nos pressupostos da Teoria de Ausubel (2003) e Ausubel, Novak e Hanesian (1980). A partir da exibição do filme intitulado “Contágio”, utilizado como organizador prévio, buscou-se, nas dúvidas apresentadas pelos estudantes, identificar os conhecimentos prévios sobre o assunto. Por meio dessas dúvidas emergiram os subtemas, que foram categorizados em: epidemia, agente causador, incubação, transmissão, sintomas, prevenção e imunidade. Essas categorias serviram de elementos para a análise de indícios de aprendizagem levando a concluir que as narrativas fílmicas ajudam na formação de pontes cognitivas colaborando com a aprendizagem subordinada derivativa e correlativa, diferenciação progressiva e reconciliação integrativa, promovendo a assimilação e a retenção dos conhecimentos científicos. No referencial teórico utilizado para investigar os filmes como recurso pedagógicos é apresentado as considerações dos autores Rosália Duarte , Milton Almeida, Maria da Graça Setton, Marcos Napolitano, José Manuel Moran, entre outros. Como produto dessa pesquisa, elaborou-se um guia com outras propostas pedagógicas possíveis de trabalhar o tema “epidemia” utilizando filmes comerciais como organizadores prévios e para contextualização. O guia também apresenta uma linha do tempo sobre cinema e educação e um catálogo com filmes e seriados abordam o tema “epidemia”.
Abstract: This research arose when searching for a teaching methodology that would value scientific knowledge with the use of an alluring pedagogical resource – commercial movies – to encourage meaningful learning. To this end, it provides an analysis of how students establish relations of scientific knowledge with movie images, and the possibilities of contextualization on the topic of “epidemics”. The research methodology comprehends a qualitative approach, including some quantitative data of the students’ impressions regarding movies in general, and about the movies and learning. The categorization according to Bardin (2011) was used in the qualitative research to organize the contextual units produced by the students in the educational activities, and to conduct an analysis based on the assumptions of Ausubel’s Theory (2003) and Ausubel, Novak and Hanesian’s Theory (1980). From the showing of the movie entitled “Contagion”, used as an advance organizer, we tried to identify prior knowledge on the subject through questions raised by the students. Those same questions brought up the subtopics, categorized as epidemics, causative agent, incubation, transmission, symptoms, prevention and immunity. These categories served as elements for the analysis of learning evidence, leading to the conclusion that movie narratives help in the creation of cognitive bridges while contributing to derivative and correlative subordinate learning, progressive differentiation and integrative reconciliation, as well as promoting assimilation and retention of scientific knowledge. The theoretical background used to investigate the movies as a pedagogical resource presents the considerations of authors such as Rosália Duarte, Milton Almeida, Maria da Graça Setton, Marcos Napolitano, José Manuel Moran, among others. As a product of this research, a guide with other pedagogical proposals that make it possible to work with the topic of “epidemics” was developed by using commercial movies as advance organizers and for contextualization. The guide also shows a timeline of cinema and education, as well as a catalog with movies and series that deal with the topic of “epidemics”.
Descrição: Acompanha: Epidemias na escola? Só em filmes: possibilidades de contaminação na aprendizagem significativa
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1613
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGFCET_M_Borba, Edilce Maria Balbinot_2015.pdf5,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
CT_PPGFCET_M_Borba, Edilce Maria Balbinot_2015_1.pdf10,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons