Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17336
Título: Considerações para uma ferramenta de avaliação de desempenho térmico e eficiência de edificações existentes quanto ao consumo de energia elétrica e água
Autor(es): Ribeiro, Rosiane Bonatti
Orientador(es): Cerri, José Alberto
Palavras-chave: Água
Energia - Conservação
Edifícios
Energia elétrica - Racionamento
Water
Energy conservation
Buildings
Brownouts
Data do documento: 6-Nov-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: RIBEIRO, Rosiane Bonatti. Considerações para uma ferramenta de avaliação de desempenho térmico e eficiência de edificações existentes quanto ao consumo de energia elétrica e água. 2015. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Construções Sustentáveis) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: Os recursos hídricos, onde a concentração da população é mais densa, vêm se tornando cada vez mais escassos na natureza pelas ações de degradação de mananciais, pelas alterações climáticas, pela poluição ambiental e inclusive pelo seu elevado consumo. Com a escassez da água, a produção de energia obtida por processo de conversão hidroelétrica, também é afetada, pois a interdependência entre elas é tácita. Com o passar dos anos e os avanços da tecnologia, o conforto térmico de forma passiva deixou de ser estudado na arquitetura das edificações e o condicionamento do ar por meio de equipamentos elétricos passou a ter ampla utilização, impactando diretamente no maior uso de energia e por consequência, maior consumo de água. Com as crises hídricas que vêm ocorrendo há alguns anos os estudos e práticas em prol dos usos racionais de água e energia vêm ganhando cada vez mais espaço e as edificações vêm se tornando cada vez mais eficientes. Nesta linha, este trabalho apresenta algumas considerações para uma ferramenta de análise que auxilia na avaliação do desempenho térmico e eficiência quanto ao consumo racional de água e energia de uma edificação. Sob outro aspecto, permite-se visualizar qual o potencial de economia de água e energia é possível em um processo de retrofit, contribuindo assim para aumentar o nível de desempenho de uma edificação já construída. Embora o foco do trabalho tenha sido avaliar o desempenho de edificações existentes pelo aumento da eficiência energética e hídrica, essa metodologia também pode ser aplicada na fase de projetos. Por meio da avaliação dos resultados as novas ações de melhoria e eficiência poderão ser planejadas para aumentar sua eficiência e reduzir o custo de operação.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17336
Aparece nas coleções:CT - Construções Sustentáveis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CECONS_IV_2014_13.pdf.pdf2,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.