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Título: A influência das competências individuais dos egressos dos cursos de administração da região sudoeste do Paraná no comportamento inovador
Título(s) alternativo(s): The influence of the individual competences of administration schools graduates of the southwest of Paraná on innovative behavior
Autor(es): Bieber, Ronaldo
Orientador(es): Santos, Gilson Ditzel
Palavras-chave: Desenvolvimento organizacional
Administração - Estudo e ensino
Formação profissional
Gestão do conhecimento
Organizational change
Management - Study and teaching
Occupational training
Knowledge management
Data do documento: 28-Mar-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: BIEBER, Ronaldo. A influência das competências individuais dos egressos dos cursos de administração da região sudoeste do Paraná no comportamento inovador. 2016. 121 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar como os egressos das faculdades de administração da região sudoeste do Paraná estão sendo preparados nas suas Instituições de Ensino Superior (IES) para inovar nos ambientes em que atuam profissionalmente. A primeira etapa do estudo buscou identificar, a partir de um levantamento teórico, quais características são importantes para que um indivíduo desenvolva o comportamento inovador. A investigação culminou em quatro aspectos: competência social, competência na solução de problemas, competência técnico-profissional e competência de comunicação. Além disso, muitas referências abordam a importância das condições adequadas na empresa para o fomento de inovação. Dessa forma, se realizou um estudo quantitativo com 160 administradores que avaliaram a contribuição da formação superior para o desenvolvimento de um comportamento inovador e também o ambiente organizacional ao qual estão inseridos. As análises realizadas com os dados obtidos garantiram ao pesquisador a validação do modelo que permite identificar quais comportamentos os egressos julgam ser mais importantes para desenvolver práticas inovadoras nos seus espaços de atuação. Outra relevante informação evidenciada é a participação das organizações no processo de inovação com a promoção de um ambiente onde possam ser geradas boas ideias. Como resultado do trabalho se consolidou o modelo que pode servir de base para IES que queiram melhorar a sinergia das competências trabalhadas para o desenvolvimento de um comportamento inovador com as reais necessidades das organizações que as cercam.
Abstract: The present work aims to analyze how the graduates of Administration Schools of the Southwest of Paraná are being prepared into their Higher Education Institutions (HEIs) to innovate in the environments in which they operate professionally. The first part of the study was to identify from a theoretical survey what features are important for an individual to develop innovative behavior. The investigation resulted in four aspects: social competence, problem solving competence, professional technical competence and communication competence. Furthermore, many references address the importance of suitable conditions in the company in order to promote innovation. That way, a quantitative study of 160 administrators was conducted in which they evaluated the higher education contribution to the development of an innovative behavior, as well as the organizational environment in which they perform. The analyses that were carried out with the data obtained ensured the researcher to validate the model that identifies which behaviors the graduates believe are the most important to develop innovative practices in their areas of expertise. Another relevant evidenced piece of information is the participation of organizations in the innovation process with the promotion of an environment where good ideas can be produced. As a result it was developed the model that might serve as a basis for HEIs that want to improve the synergy of the competences to the development of an innovative behavior with the real needs of organizations that surround them.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1855
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