Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18852
Título: | Uma análise do ensino das variações linguísticas nas escolas de fundamental inicial |
Autor(es): | Costa, Cássia Regina |
Orientador(es): | Prim, Cristina de Souza |
Palavras-chave: | Linguagem e línguas - Variação Preconceitos - Linguagem Livros didáticos Language and languages - Variation Prejudices - Language Textbooks |
Data do documento: | 4-Ago-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | COSTA, Cássia Regina. Uma análise do ensino das variações linguísticas nas escolas de fundamental inicial. 2018. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo responder as seguintes perguntas: A forma como a língua é trabalhada, nas escolas de ensino fundamental inicial, está contribuindo para aumentar os preconceitos linguísticos? Qual deve ser a postura da escola diante das variedades linguísticas? Esta pesquisa apresenta uma análise teórica e conceitual sobre as variações linguísticas, motivadas pelas leituras de Bagno (2007), Cagliari (1990), Antunes (2003), e outros. Discute-se a ideia de erro ao se relacionar a língua oral com as relações sociais e aos fenômenos linguísticos; e como os documentos oficiais abordam as variantes da língua. Analisam-se em seguida o livro didático e as propostas desenvolvidas em sala de aula, buscando demonstrar como a temática está sendo trabalhada na escola. A pesquisa de campo se complementa, por meio de aplicação de questionário com professores que atuam no Ensino Fundamental Inicial. O trabalho se encerra buscando responder as questões iniciais. |
Abstract: | This work has since objective answers the next questions: Is the form since the language is worked, in the schools of initial basic teaching, contributing to increase the linguistic prejudices? Which must be the posture of the school before the linguistic varieties? This inquiry presents a theoretical and conceptual analysis on the linguistic variations, caused you shear leituras of Bagno (2007), Cagliari (1990), Antunes (2003), and others. The mistake idea is discussed while connecting the oral language with the social relations and to the linguistic phenomena; and like the official documents they board the variants of the language. There are analysed next the text book and the proposals developed in classroom, looking to demonstrate as the theme is being worked in the school. The field work is complemented, through questionnaire application with teachers who act in the Initial Basic Teaching. The work is shut in looking to answer the initial questions. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18852 |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPLD_2_2018_02.pdf | 1,52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.