Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18877
Título: A presença constante da segregação na literatura lusófona: um estudo comparativo entre Machado de Assis, Monteiro Lobato e Mai Couto
Autor(es): Costa, Claudinei Moreira da
Orientador(es): Lima, Marcelo Fernando de
Palavras-chave: Literatura comparada
Literatura africana
Literatura brasileira
Segregação
Racismo
Literature, Comparative
African literature
Brazilian literature
Segregation
Racism
Data do documento: 12-Dez-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: COSTA, Claudinei Moreira da. A presença constante da segregação na literatura lusófona: um estudo comparativo entre Machado de Assis, Monteiro Lobato e Mai Couto. 2015. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: Este trabalho visa o estudo comparativo da segregação racial, tema presente e constante na sociedade contemporânea e, por consequência, na literatura dos países que sofrem deste mal. A literatura em geral retrata as etapas sociais de um grupo específico de indivíduos. Isto também ocorre nas literaturas lusófonas (africanas e brasileira). Com este estudo espera-se demonstrar a intertextualidade na literatura brasileira e africana, principalmente no que diz respeito à segregação racial. Serão analisados, de forma comparada, dois contos da literatura brasileira, “Pai contra mãe”, de Machado de Assis, e “Negrinha”, de Monteiro Lobato, com “A filha da solidão”, de Mia Couto, da literatura moçambicana, para demonstrar a temática da segregação racial presente nas literaturas lusófonas.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18877
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_ID_2015_03.pdf588,09 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.