Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18889
Título: | O despertar da leitura: os contos de fadas como instrumento para criar o gosto pela leitura |
Autor(es): | Mergener, Marisa |
Orientador(es): | Matsuda, Alice Atsuko |
Palavras-chave: | Leitura Contos de fadas Leitores - Reação crítica Estética na literatura Reading Fairy tales Reader-response criticism Aesthetics in literature |
Data do documento: | 14-Nov-2015 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | MERGENER, Marisa. O despertar da leitura: os contos de fadas como instrumento para criar o gosto pela leitura. 2015. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. |
Resumo: | Neste trabalho, analisamos e discutimos a importância da leitura na vida dos alunos, que frequentam o 6º ano do Ensino Fundamental. Apontamos alguns pontos negativos que contribuem para o desinteresse das crianças pela leitura, principalmente, pelos contos de fadas, embora a leitura de contos seja importante para a formação da personalidade, nos aspectos cognitivos, sociais e psicológicos da criança, segundo Bettelhein (2002). Portanto, deve ser um gênero a ser trabalhado na escola pelos educadores, trazendo o conto para a realidade do aluno. Dessa forma, o presente artigo objetiva sugerir uma aplicação de uma sequência didática, aliando o Método Recepcional (AGUIAR; BORDINI, 1993), que propõe a execução de 5 etapas essências, para que o processo de aquisição da leitura seja significativo e prazeroso, e a Sequência Básica (COSSON, 2006), que busca, através do letramento literário, construir o processo de leitura. A sequência é voltada para o 6.º ano do Ensino Fundamental, partindo da leitura de contos de fadas. Como pressupostos teóricos, além dos autores mencionados, serão utilizados a Teoria da Estética da Recepção, de Jauss (1994), estudos sobre contos de fadas, de Bettelhein (2002), além de pesquisas sobre a Literatura Infantil e Juvenil, de Hunt (2010), Lajolo (1999), Coelho (2010), entre outros, objetivando apontar métodos que possam auxiliar os educadores a tornar o processo de aquisição da leitura mais significativa e prazerosa, assim como, levar o educando a “deixar” a zona de conforto e buscar ampliar seus horizontes. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18889 |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPL_IT_2016_08.pdf | 371 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.