Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18906
Título: A linguagem do jovem da periferia e suas implicações sociais: a apropriação da língua como bem cultural
Autor(es): Magalhães, Erika Pereira de
Orientador(es): Fagundes, Edson Domingos
Palavras-chave: Linguagem e línguas - Variação
Jovens
Análise do discurso
Periferias
Language and languages - Variation
Young adults
Discourse analysis
Inner cities
Data do documento: 19-Mar-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MAGALHÃES, Erika Pereira de. A linguagem do jovem da periferia e suas implicações sociais: a apropriação da língua como bem cultural. 2015. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: A linguagem, como um dos principais mecanismos na formação discursiva, tem papel primordial na transição social, contribuindo para a formação da identidade de seus agentes. A crescente participação de sujeitos oriundos das periferias no cenário cultural brasileiro cobra deles uma formação discursiva que proporcione consciência linguística e autoconfiança para a legitimação dessa cultura, apesar dos estereótipos que já carrega. Considerando a importância do jovem na sociedade e neste novo cenário cultural, o presente artigo tem por objetivo analisar os níveis de formação discursiva e de consciência linguística do jovem da periferia, buscando identificar as implicações desta linguagem na vida pessoal e no contexto social. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo através de um formulário aplicado a jovens da periferia da cidade de Diadema, Grande São Paulo. Os dados coletados foram analisados em conjunto com relatórios emitidos pelo Observatório de Políticas Públicas, Econômico e Social de Diadema, que traçam o perfil da população jovem da cidade. A análise dos dados possibilitou verificar os níveis de escolaridade, os hábitos linguísticos, culturais e de entretenimento, além dos níveis de consciência linguística e possíveis preconceitos sofridos em decorrência da linguagem desses jovens. Apesar da consciência da necessidade de adaptação da linguagem e uso de suas variantes, poucos são os que conseguem fazê-lo satisfatoriamente. Além disso, a formação discursiva deficiente acaba por facilitar a contaminação dos jovens com os estereótipos existentes em torno da sua própria linguagem.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18906
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_ID_2015_06.pdf846,56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.