Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18912
Título: Os desafios da formação do leitor infantojuvenil na contemporaneidade: a tecnologia que ajuda a ensinar
Autor(es): Santos, Doraci Aparecida Bigotto Ignácio dos
Orientador(es): Souza, Maurini de
Palavras-chave: Leitura - Estudo e ensino
Leitores - Reação crítica
Tecnologia
Reading - Study and teaching
Reader-response criticism
Tecnology
Data do documento: 25-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SANTOS, Doraci Aparecida Bigotto Ignácio dos. Os desafios da formação do leitor infantojuvenil na contemporaneidade: a tecnologia que ajuda a ensinar. 2018. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de propor reflexões sobre a prática da leitura, principalmente na escola, visando também colher informações a respeito da formação de leitores. Aborda aspectos relevantes sobre o ato de ler e a educação em geral, diante das novas tecnologias. Para tanto, fez-se uma retomada teórica sobre a leitura no mundo ocidental, abrangendo e explicando comportamentos sociais frente ao universo do livro e também apresentando uma reflexão hipotética sobre a leitura no mundo informatizado. O trabalho ainda considera a leitura segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, ou seja, como devem ser organizadas as práticas pedagógicas em torno dos textos orais e/ou escritos. Ele traz ainda uma experiência vivenciada nos anos de 2016 a 2018, fruto de um projeto de incentivo à leitura e formação de leitores. Ampliar os estudos que visam formar o aluno leitor é preocupação inerente a este trabalho, procurando ressaltar as possibilidades que a leitura traz para o indivíduo. Traz também alguns questionamentos sobre o papel da escola na formação de leitores e mostra que a leitura é um dos caminhos que pode levar à cidadania. Por fim, apresenta alguns resultados de práticas que deram resultados enquanto incentivo ao ato de ler.
Abstract: This work was developed with the purpose of proposing reflections on the practice of reading, especially in the school, aiming also to gather information regarding the formation of readers. It deals with relevant aspects about the act of reading and education in general, in the face of new technologies. In order to do so, a theoretical resumption of reading in the Western world was made, covering and explaining social behaviors in front of the universe of the book and also presenting a hypothetical reflection on reading in the computerized world. The work still considers reading according to the National Curricular Parameters, that is, how the pedagogical practices should be organized around the oral and / or written texts. It also brings an experience lived in the years 2016 to 2018, the result of a project to encourage reading and training of readers. Expanding the studies that aim to form the student reader is an inherent concern of this work, trying to highlight the possibilities that the reading brings to the individual. It also brings some questions about the role of the school in the training of readers and shows that reading is one of the paths that can lead to citizenship. Finally, it presents some results of practices that gave results as an incentive to the act of reading.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18912
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPLJ_2_2018_05.pdf331,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.