Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18937
Título: | Formação literária por meio de diferentes manifestações artísticas: um estudo comparativo entre as obras: “Capitães da Areia” e “Última parada 174” |
Título(s) alternativo(s): | Literary training through different artistic manifestations: a comparative study between the works: "Captains of the Sand" and "Last stop 174" |
Autor(es): | Zilio, Roberta Carvalho |
Orientador(es): | Almeida, Rogério Caetano de |
Palavras-chave: | Literatura comparada Estudo comparado Amado, Jorge, 1912-2001 Cinema e literatura Intermidialidade Literature, Comparative Comparative studies Motion-pictures and literature Intermediality |
Data do documento: | 11-Ago-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | ZILIO, Roberta Carvalho. Formação literária por meio de diferentes manifestações artísticas: um estudo comparativo entre as obras: “Capitães da Areia” e “Última parada 174”. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. |
Resumo: | A pesquisa pretende, por meio dos estudos comparados entre as obras “Capitães da Areia” do escritor Jorge Amado e do filme “Última Parada 174”, contribuir para uma formação literária, que contemple as diferentes manifestações artísticas, sobretudo no Movimento Modernista, encontrando pontos de aproximação entre as obras escolhidas. Objetiva aproximar o leitor dos textos e das diferentes artes, ampliando o conhecimento, valorizando a leitura e despertando a criticidade. Os métodos utilizados são o hipotético-dedutivo com abordagem documental, levantamento de dados, seleção, análises. E o método de pesquisa-ação, que foi desenvolvida com alunos do terceiro ano do Ensino Médio na Escola Estadual Reverendo Denoel Nicodemos Eller, na qual objetiva analisar e comparar aspectos semelhantes nas obras estudadas, fomentando uma reflexão sobre a exclusão social, a desigualdade, o abandono. O resultado final apeteceu uma exposição cultural de forma interdisciplinar com Artes. Houve uma mobilização social no colégio com arrecadação de lacres metálicos para obtenção de uma cadeira de rodas e uma Campanha do agasalho em prol da comunidade. |
Abstract: | The research intends to contribute, through the comparative studies between the works "Captains of the Sand" by the writer Jorge Amado and the film "Last Stop 174", to contribute to a literary formation that contemplates the different artistic manifestations, especially in the Modernist Movement, finding points of approximation between the chosen works. It aims to bring the reader closer to the texts and the different arts, expanding knowledge, valuing reading and awakening criticality. The methods used are hypothetico-deductive with documentary approach, data collection, selection, analysis. And the action-research method, which was developed with third-year high school students at the Reverendo Denoel Nicodemos Eller State School, in which it aims to analyze and compare similar aspects in the works studied, fostering a reflection on social exclusion, inequality, the abandonment. The end result was an interdisciplinary cultural exhibition with Arts. There was a social mobilization in the school with the collection of metallic seals to obtain a wheelchair and a campaign of the clothes for the benefit of the community. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18937 |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPLO_2_2018_12.PDF | 950,42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.