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Título: A influência da comunicação na satisfação dos clientes de escritórios de arquitetura
Título(s) alternativo(s): The influence of communication in the satisfaction of customers of architecture offices
Autor(es): Sassaki, Bruna Harumi
Orientador(es): Costa, Carlos Alberto da
Palavras-chave: Planejamento
Comunicação
Satisfação
Indústria de serviços
Gestão da qualidade total
Planning
Communication
Satisfaction
Service industries
Total quality management
Data do documento: 7-Abr-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SASSAKI, Bruna Harumi. A influência da comunicação na satisfação dos clientes de escritórios de arquitetura. 2017. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gerenciamento de Obras) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba 2017.
Resumo: A comunicação tem estimulado o interesse acadêmico e profissional do gerenciamento em geral. O planejamento e gestão da comunicação devem ser levados em conta como uma estratégia, fortalecendo a organização perante os concorrentes e desenvolvendo a interação com o público interno e externo. O objetivo geral deste trabalho foi analisar como a comunicação pode afetar o desempenho dos escritórios de arquitetura e consequentemente a satisfação de seus clientes. Sendo assim, o presente trabalho consiste na pesquisa do referencial teórico relacionado ao tema e assuntos relativos. Posteriormente, foram utilizados questionários e feitas entrevistas com colaboradores de escritórios relevantes de arquitetura da cidade de Curitiba-Pr, de pequeno à médio porte, visando a relação entre a análise do conteúdo teórico e o praticado. Foi possível verificar como problemas de comunicação ocorrem frequentemente nestes escritórios, independentemente da existência regular de troca de informações e das ferramentas disponíveis. Por fim, identificamos falhas e diagnosticamos melhorias, possibilitando que ações corretas conduzam a uma gestão de comunicação de forma perdurável. Esta monografia mostra como o bom planejamento, as ferramentas certas e práticas contínuas deste processo, podem se tornar eficientes e trazer satisfação na organização como um todo.
Abstract: Communication has stimulated the academic and professional interest of management in general. The planning and management of communication should be taken into account as a strategy, strengthening the organization towards competitors and developing interaction with the internal and external public. The general objective of this work was to analyze how communication can affect the performance of architecture offices and consequently customer satisfaction. Therefore, the present work consists of the research of the theoretical referential related to the theme and relative subjects. Subsequently, questionnaires were used and interviews were conducted with employees from relevant architecture offices in the city of Curitiba-Pr, from small to medium size, aiming at the relationship between theoretical and practiced content analysis. It was possible to verify how communication problems occur frequently in these offices, regardless of the regular exchange of information and the available tools. Finally, we identify faults and diagnose improvements, enabling correct actions to lead to a sustainable communication management. This monograph shows how good planning, the right tools, and ongoing practices of this process can become effective and bring satisfaction to the organization as a whole.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19119
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