Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23108
Título: Um olhar sobre o capítulo “Gado ao Sol” na última tradução de Ulysses para o português brasileiro
Autor(es): Cruz, Diego da
Orientador(es): Wolkoff, Gisele Giandoni
Palavras-chave: Ficção irlandesa
Análise linguística
Joyce, James - 1882-1941
Tradução e interpretação
Irish fiction
Linguistic analysis (Linguistics)
Translating and interpreting
Data do documento: 17-Jun-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: CRUZ, Diego da. Um olhar sobre o capítulo “Gado ao sol” na última tradução de Ulysses para o português brasileiro. [2015]. 10 f. [Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015].
Resumo: Em 2012 a cultura brasileira ficou ainda mais rica ao receber a sua nova tradução de Ulysses de James Joyce. Produzida por Caetano Galindo, a tradução está a cercear o mosaico de representações e significações que é o Ulysses original. Com um olhar específico sobre o capítulo “Gado ao Sol”, este artigo analisa aspectos chave, quando a linguagem é desafiadora e o ofício do tradutor é colocado à prova, onde transportar o texto da cultura da língua inglesa ao português brasileiro é um exercício que deve buscar o mínimo de perda. Quando James Joyce usa na sua linguagem a formula de Santo Agostinho para buscar a elevação espiritual, e ao mesmo tempo quer construir Dublin, formar a identidade do dublinense comum, especificamente no capítulo “Gado ao Sol”, representar a frutividade da vida e usar a língua para “desenhar” o processo de desenvolvimento da própria língua, um único termo pode ser epifanico e desafiador à tradução. É sob este panorama estético que é comentada a ultima tradução do capítulo “Gado ao Sol” para o português brasileiro.
Descrição: Trabalho aceito na IV Jornada de Estudos Irlandeses - 2015
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23108
Aparece nas coleções:PB - Letras: Linguagem e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_EL_I_2015_07.pdf570,87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.