Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2350
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Francine Baranoski-
dc.date.accessioned2017-08-28T18:46:36Z-
dc.date.available2017-08-28T18:46:36Z-
dc.date.issued2015-03-06-
dc.identifier.citationPEREIRA, Francine Baranoski. Estratégias de leitura para os gêneros textuais mapa, tabela e artigo de divulgação científica: contribuições para o ensino de ciências. 2015. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2350-
dc.descriptionAcompanha: Caderno de estratégias de leitura para os gêneros textuais: mapa, tabela e artigo de divulgação científicapt_BR
dc.description.abstractReading is not only a practical teacher of Portuguese, it must be held in all disciplines whose specific knowledge can be scientifically constructed by the teacher as a mediator in the process of teaching and learning through reading. The objective of this research is to propose strategies for reading texts aimed at teaching science. Studies on the scientific literacy; genres of Marcuschi; reading strategies and Science Teaching guided this research. It started from the assumption that reading practices in all areas of education contribute to scientific literacy and acquisition of scientific knowledge. From this perspective, were suggested by the researcher and applied by the regent teacher of the study group, reading strategies to three genres: map, chart and popular science article in the discipline of Sciences. We opted for the qualitative methodological approach of an applied nature, with the 6th grade of elementary school II of a college of private schools in Ponta Grossa - PR. Data were collected through a questionnaire, participant observation protocol, audio recordings, transcripts and photographs. The results indicate that the reading strategies have helped to develop in students the scientific knowledge, showing that it is possible to form proficient readers since the early years of elementary school II. In order to enrich and disseminate practices of teachers, as the final product of this research, a notebook containing the targeted reading strategies, as well as reflections and notes was built.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectIncentivo à leiturapt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectReading promotionpt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.titleEstratégias de leitura para os gêneros textuais mapa, tabela e artigo de divulgação científica: contribuições para o ensino de ciênciaspt_BR
dc.title.alternativeReading strategies for genres: map, chart and popular science article: contributions to science educationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA leitura não é apenas uma prática do professor de Língua Portuguesa, ela precisa ser realizada em todas as disciplinas cujos saberes específicos podem ser construídos cientificamente pelo professor como mediador em um processo de ensino e aprendizagem por meio da leitura. O objetivo desta pesquisa é propor estratégias de leitura para textos voltados ao ensino de Ciências. Estudos sobre alfabetização científica; gêneros textuais de Marcuschi; estratégias de leitura e Ensino de Ciências nortearam esta pesquisa. Partiu-se do pressuposto de que práticas de leitura em todas as áreas de ensino contribuem para a alfabetização científica e aquisição do conhecimento científico. Nessa perspectiva, foram sugeridas pela pesquisadora e, aplicadas pela professora regente da turma estudada, estratégias de leitura para três gêneros textuais: mapa, tabela e artigo de divulgação científica na disciplina de Ciências. Optou-se pela abordagem metodológica qualitativa, de natureza aplicada, junto ao 6° ano do Ensino Fundamental II de um colégio da rede particular de ensino de Ponta Grossa – PR. Os dados foram coletados por meio de questionário, protocolo de observação participante, gravações em áudio, transcrições e fotografias. Os resultados indicam que as estratégias de leitura contribuíram para desenvolver nos estudantes o conhecimento científico, mostrando que é possível formar leitores proficientes desde os primeiros anos do Ensino Fundamental II. Com o intuito de enriquecer e divulgar práticas dos professores, como produto final desta pesquisa, foi construído um caderno, contendo as estratégias de leitura orientadas, bem como reflexões e apontamentos.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7215914244351561pt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Siumara Aparecida de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8750304206034451pt_BR
dc.contributor.referee1Schroeder, Edson-
dc.contributor.referee2Carletto, Marcia Regina-
dc.contributor.referee3Lima, Siumara Aparecida de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEnsino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_M_Pereira, Francine Baranoski_2015.pdf2,9 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PG_PPGECT_M_Pereira, Francine Baranoski_2015_1.pdf866,47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.