Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23834
Título: O espetáculo dos números: o teatro como uma proposta para o ensino da matemática
Título(s) alternativo(s): The numbers show: the teather as proposal for the teaching of mathematics
Autor(es): Pereira, Renata Vanessa Souza Gonçalves
Orientador(es): Tortola, Emerson
Palavras-chave: Arte na educação
Matemática - Estudo e ensino
Artes cênicas
Art in education
Mathematics - Study and teaching
Performing arts
Data do documento: 6-Dez-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: PEREIRA, Renata Vanessa Souza Gonçalves. O espetáculo dos números: o teatro como uma proposta para o ensino da matemática. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2017.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar o uso do teatro e suas potencialidades como uma possibilidade para ensinar matemática. O teatro é uma arte que explora a expressão de ideias por meio da socialização, interação e criatividade. Com isso buscamos vincular essa arte à Educação Matemática, com a intenção de trabalhar conteúdos matemáticos de maneira dinâmica e investigativa, proporcionando discussões e reflexões a seu respeito. Para isso, analisamos neste trabalho algumas peças teatrais elaboradas e/ou desenvolvidas no Estágio Supervisionado na Educação Básica, do curso de Licenciatura em Matemática, vislumbrando o teatro como uma alternativa às práticas pedagógicas e como uma oportunidade para ensinar e aprender matemática.
Abstract: The present course conclusion work aims to investigate the theater use and your possibilities as a possible for teaching mathematics. The theater is an art that explores the expression of ideas through the socialization, interaction and creativity. With this we seek to link this art to Mathematics Education, with the intention of working the mathematical contents in a dynamic and investigative way, providing discussions and reflections about them. For this, we analyze in this work some theatrical pieces elaborated and/or developed in the Supervised Internship in Basic Education, of the course of Mathematics Degree, glimpsing the theater as an alternative to the pedagogical practices and as an opportunity to teach and learn mathematics.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23834
Aparece nas coleções:TD - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
teatropropostaensinomatematica.pdf998,98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.