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dc.creatorTonella Junior, Jorge Luiz-
dc.date.accessioned2021-02-22T23:31:44Z-
dc.date.available2021-02-22T23:31:44Z-
dc.date.issued2020-10-30-
dc.identifier.citationTONELLA JUNIOR, Jorge Luiz. Análise das condições de lubrificação de motores testados em dinamômetro a frio utilizando dados tribológicos obtidos em laboratório. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica e de Materiais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24361-
dc.description.abstractThis research presents a comparative case study between two different tribosystems of piston ring, cylinder liner and lubricants. It was studied two engine blocks BR10 model, given by Renault of Brazil. For such affair, it was proposed a methodology of tribological data use, obtained through laboratory tests, more specifically on a reciprocating tribometer, with contact similar to piston ring-cylinder liner to determine friction coefficients. It was used MatLab® software to calculate the lubricant film thickness corresponding to equivalents to diverse engine rotations on cold dynamometer test. The cylinder liners and piston rings were characterized for its microstructure and roughness, which were considered as steady condition for the case studies. Empirical solutions are presented to determine a relation between friction coefficient and engine rotations during dynamometer test, having as variable the lubricant oil viscosity. It was concluded that the methodology used for laboratory correlation and test equipment was strong enough to predict the friction variations expected with relation of viscosity, engine rotation and temperature through a Stribecklike curve behavior.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectLubrificação e lubrificantespt_BR
dc.subjectMotores de combustão internapt_BR
dc.subjectAtritopt_BR
dc.subjectTribologia - Análisespt_BR
dc.subjectRugosidade de superfíciept_BR
dc.subjectViscosidadept_BR
dc.subjectInterpolaçãopt_BR
dc.subjectLubrication and lubricantspt_BR
dc.subjectInternal combustion enginespt_BR
dc.subjectFrictionpt_BR
dc.subjectTribology - Analysispt_BR
dc.subjectSurface roughnesspt_BR
dc.subjectViscositypt_BR
dc.subjectInterpolationpt_BR
dc.titleAnálise das condições de lubrificação de motores testados em dinamômetro a frio utilizando dados tribológicos obtidos em laboratóriopt_BR
dc.title.alternativeConditions analysis of engine lubrication tested in cold start dynamometer using tribological data obtained in laboratorypt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um estudo de caso comparativo entre dois tribossistemas distintos de anel de pistão, lubrificante e camisa de cilindro. Utilizou-se dois blocos de motores modelo BR10 fornecidos pela Renault do Brasil. Para tanto, se propôs uma metodologia de utilização de dados tribológicos obtidos em laboratório, especificamente em tribômetro usando um sistema de movimento recíproco, com contato semelhante ao anel-camisa para a determinação dos coeficientes de atrito. Utilizou-se software MatLab® para calcular as espessuras de filme lubrificante correspondentes às diferentes rotações de teste de dinamômetro a frio. As camisas e anéis de pistão foram caracterizados quanto à sua microestrutura e rugosidades, que foram consideradas fixas para os estudos de caso. Soluções empíricas são apresentadas para determinar uma relação entre coeficiente de atrito e rotações de motor durante o teste dinamométrico, tendo como variável a viscosidade do óleo. Concluiu-se que a metodologia empregada para correlação laboratório e bancada foi robusta suficiente para prever as variações em atrito esperadas com relação à viscosidade, rotação do motor e temperatura através de uma curva com comportamento similar à curva de Stribeck.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-7467-8971pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8148482972063057pt_BR
dc.contributor.advisor1Pintaude, Giuseppe-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8215-4481pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1793127692371314pt_BR
dc.contributor.referee1Pintaude, Giuseppe-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8215-4481pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1793127692371314pt_BR
dc.contributor.referee2Obara, Rafael Brisolla-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-0958-2919pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3627763102377273pt_BR
dc.contributor.referee3Cousseau, Tiago-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-0660-422Xpt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9977938762856510pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e de Materiaispt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICApt_BR
dc.subject.capesEngenharia Mecânicapt_BR
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