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Título: A fragmentação do indivíduo na modernidade em Angústia de Graciliano Ramos e Memórias do Subsolo de Fiódor Dostoiévski
Título(s) alternativo(s): The human fragmentation by modernity in Anguish by Graciliano Ramos and Notes from Underground by Fyodor Dostoyevsky
Autor(es): Valandro, Ana Paula
Orientador(es): Fioruci, Wellington Ricardo
Palavras-chave: Ramos, Graciliano, 1892-1953
Literatura - Análise
Ficção brasileira
Literatura comparada
Literature - Analysis
Brazilian fiction
Literature, Comparative
Data do documento: 4-Jul-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: VALANDRO, Ana Paula. A fragmentação do indivíduo na modernidade em Angústia de Graciliano Ramos e Memórias do Subsolo de Fiódor Dostoiévski. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pato Branco, 2019.
Resumo: Este trabalho intenciona a relação entre os romances Angústia (1936) de Graciliano Ramos e Memórias do Subsolo (1864) de Fiódor Dostoiévski e o contexto histórico de ambas com o objetivo de investigar as correspondências que os protagonistas das obras exercem entre si. Apesar de os autores e os romances pertencerem à épocas e países diferentes, o diálogo entre eles é muito claro. Luís da Silva representa um alagoano retirante perdido no mundo urbano e o Homem do Subsolo representa ex-funcionário público russo revoltado com a condição da vida alienada, mesmo com tais diferenças ambos refletem a fragmentação dos indivíduos de uma sociedade corrompida por valores burgueses na qual o dinheiro se multiplica ou se escasseia na medida em que o ser humano perde sua identidade.
Abstract: This work intends the relation between the novels Anguish (1936) by Graciliano Ramos and Notes from Underground (1864) by Fyodor Dostoyevsky and their historical context. The purpose is to investigate the similarity that the main characters demonstrate between them. Inspite the fact that the authors and the novels belong to different periods and countries, their dialogue is very clear. Luís da Silva representes a lost migrant in a urban world and the russian Underground Man represents a former-public employee outraged by the condition of an alianated life. Even though they have some differences, they both reflect the fragmented individuals from a corrupted society due to bourgeois values in which the money multiplies or diminish as the human being loses their identity.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24865
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