Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2487
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBerssanette, João Henrique-
dc.date.accessioned2017-09-28T22:19:14Z-
dc.date.available2017-09-28T22:19:14Z-
dc.date.issued2016-03-31-
dc.identifier.citationBERSSANETTE, João Henrique. Ensino de programação de computadores: uma proposta de abordagem prática baseada em Ausubel. 2016. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2487-
dc.descriptionAcompanha: Uma proposta de abordagem prática baseada em Ausubel para o ensino de programação de computadorespt_BR
dc.description.abstractLearning computer programming is essential for all careers in computing and information technology. However, a significant part of student presents difficulties in learning and applying certain concepts. This research aimed to develop a practical approach, based on the theory of meaningful learning, emphasizing / valuing the interaction with machine and exposing students earlier to a practical use of computers for teaching programming. Based on the literature review concerning the difficulties in teaching / learning computer programming, and also on existing proposals, it was drawn up a approach to introductory courses in programming. This proposal was submitted to a pilot test, followed by an experimental research conducted by research professor. From the collection of official documents such as daily classes and evaluations, a qualitative comparison was made between the proposal and the traditional approach to discipline. Data analysis indicated that an earlier exposure to a practical use of the computer and to matters usually first seen conceptually are positive for students. Moreover, this proposal enabled the students to see content more often. It may contribute to the acquisition of programming experience.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectProgramação (Computadores) - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizado do computadorpt_BR
dc.subjectAusubel, David Paul, 1918-pt_BR
dc.subjectComputer programming - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMachine learningpt_BR
dc.subjectAusubel, David Paul, 1918-pt_BR
dc.titleEnsino de programação de computadores: uma proposta de abordagem prática baseada em Ausubelpt_BR
dc.title.alternativeTeaching of computer programming: a proposal for a practical approach based on Ausubelpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA aprendizagem de programação de computadores é essencial para todas as carreiras ligadas a computação e informática, entretanto percebe-se que parcela significativa dos alunos apresenta dificuldades em assimilar e aplicar certos conceitos. Esta pesquisa buscou elaborar uma proposta de abordagem prática, baseada na teoria da aprendizagem significativa, enfatizando/valorizando a interação com a máquina e expondo os estudantes mais cedo ao uso prático do computador para o ensino de programação. Com base na revisão de literatura referente as dificuldades no processo de ensino/aprendizagem de programação de computadores, e também nas propostas existentes, elaborou-se uma proposta de abordagem para as disciplinas introdutórias de programação. Esta proposta foi submetida a um teste piloto, seguido de uma pesquisa experimental, onde foram conduzidas aplicações da proposta pelo professor pesquisador. A partir da coleta de dados de documentos oficiais como diários de classes e avaliações, foi realizada uma comparação qualitativa entre a proposta de abordagem e a abordagem tradicional da disciplina. A análise dos dados, indicou resultados positivos a exposição dos estudantes mais cedo ao uso prático do computador, e a assuntos que normalmente são vistos primeiramente de maneira conceitual. Além disso, a proposta de abordagem desenvolvida possibilitou aos alunos verem os conteúdos mais vezes, o que pode contribuir para a aquisição de experiência em programação.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4957636385989608pt_BR
dc.contributor.advisor1Koscianski, André-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7693781941703733pt_BR
dc.contributor.referee1Clua, Esteban Walter Gonzalez-
dc.contributor.referee2Santos Junior, Guataçara dos-
dc.contributor.referee3Francisco, Antonio Carlos de-
dc.contributor.referee4Koscianski, André-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEnsino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_M_Berssanette, João Henrique_2016.pdf4,67 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PG_PPGECT_M_Berssanette, João Henrique_2016_1.pdf1,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.