Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25165
Título: Como trabalhar o ensino da gramática de forma contextualizada com vistas a combater o preconceito linguístico presente em sala de aula
Autor(es): Souza, Isadora Cristina de
Orientador(es): Bertucci, Roberlei Alves
Palavras-chave: Língua portuguesa - Variação - Santa Catarina
Preconceitos
Língua portuguesa - Gramática
Portuguese language - Variation - Santa Catarina
Prejudices
Portuguese language - Grammar
Data do documento: 2-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SOUZA, Isadora Cristina de. Como trabalhar o ensino da Gramática de forma contextualizada com vistas a combater o preconceito linguístico presente em sala de aula. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: A presente monografia tem por objetivo explicitar formas alternativas de ensino de gramática, que tenham como objetivo principal a formação de alunos com capacidade crítica e reflexiva, verdadeiramente proficientes em seu idioma nativo, com enfoque na variação linguística e no combate ao preconceito linguístico. Para isso, foi feito um levantamento de práticas bem sucedidas relacionadas à variação linguística, em especial com o intuito de combate ao preconceito linguístico no estado de Santa Catarina, já realizadas em sala de aula que tentaram desmistificar preconceitos linguísticos. O levantamento bibliográfico partiu do que se le nos documentos oficiais a respeito de preconceito e de variação linguística, chegando a uma análise de como o ensino da Gramática tem ocorrido nas escolas e de que forma a variação linguística tem sido tratada. Dentro desses trabalhos elencados, buscou-se expor aqueles que tenham trazidos práticas bem sucedidas para um ensino livre de preconceitos e com o objetivo de estimular a capacidade reflexiva dos estudantes. O que foi possível observar é que faltam práticas no ambiente escolar com esse objetivo. Embora o respeito às variações linguísticas e o combate ao preconceito linguístico tenha se tornado bastante popular na contemporaneidade, ainda se faz muito presente o ensino da Gramática Normativa e, consequentemente, segregação dos alunos que dominam a norma de prestigio daqueles que não a dominam. Portanto, espera-se que este trabalho possa servir também como um alerta para a necessidade de práticas que valorizem as variações linguísticas trazidas pelos discentes e, cada vez mais, combatam atitudes que disseminem comportamentos de preconceito linguístico.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25165
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_III_2020_23.pdf13,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.