Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25188
Título: O trágico lygiano: uma análise dos contos Natal na barca e A caçada, de Lygia Fagundes Telles
Autor(es): Pires, Karina Doreto
Orientador(es): Scheffler, Ismael
Palavras-chave: Contos
Tragédia
O trágico na literatura
Influência (Literária, artística, etc.)
Telles, Lygia Fagundes, 1923-
Short stories
Tragedy
Tragic, The, In literature
Influence (Literary, artistic, etc.)
Data do documento: 25-Ago-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: PIRES, Karina Doreto. O trágico lygiano: uma análise dos contos Natal na barca e A caçada, de Lygia Fagundes Telles. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: O presente trabalho consiste num estudo dos contos Natal na Barca e A Caçada, de Lygia Fagundes Telles, presentes na coletânea Antes do Baile Verde (1970). Em ambos os textos, a construção de um ambiente misterioso envolve o leitor numa atmosfera de suspense, indicando o caminho que será trilhado, através de pequenas pistas e situações que pressupõem o trágico e, ainda assim, surpreendem com o desfecho das histórias. Tendo em vista a importância sociocultural da tradição poética grega, sobretudo a tragédia clássica, e a influência literária que ela exerce até os dias de hoje, buscamos analisar a presença do trágico e de suas manifestações nestes contos lygianos. Para averiguar o influxo helênico sobre os escritos de Telles, investigamos três importantes características da tragédia clássica adotadas pela autora: a representação do sofrimento humano, a presença de aspectos mitológicos e religiosos e o desfecho dos conflitos trágicos. A proposta deste projeto apresenta um estudo que pode vir a servir como ferramenta de pesquisa para interessados em literatura e estudantes da área de Letras.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25188
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_III_2020_34.pdf15,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.