Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25190
Título: A presença da literatura africana no processo de alfabetização e letramento (Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa - PNAIC)
Autor(es): Ribeiro, Lauriana Marcondes Hübl
Orientador(es): Lima, Marcelo Fernando de
Palavras-chave: Literatura infantojuvenil
Negros - Identidade racial
Preconceitos
Cultura - Brasil - Influências africanas
Children's literature
Blacks - Race identity
Prejudices
Culture - Brasil - African influences
Data do documento: 19-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: RIBEIRO, Lauriana Marcondes Hubl. A presença da literatura africana no processo de alfabetização e letramento (Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa - PNAIC). 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: No ano de 2012, com a implementação do Pacto Nacional para a Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), o Ministério da Educação distribuiu para as escolas públicas um novo acervo de obras, buscando incentivar a leitura e a formação de bons leitores. Partindo da observação dessas obras, a presente pesquisa busca analisar os livros que têm como tema a cultura africana e como o trabalho pedagógico é desenvolvido em sala de aula a partir desse material. Almejamos, com este trabalho, contribuir para as discussões sobre educação das relações étnico-raciais, mas também perceber como a literatura pode fazer parte do processo de reconhecimento identitário.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25190
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_III_2020_36.pdf19,73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.