Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25682
Título: Etegami como linha de costura: bordando arte, textos e disciplinas no tecido escolar
Título(s) alternativo(s): Etegami as a sewing thread: embroidering art, texts and school subjects on scholar fabric
Autor(es): Fujii, Raquel Haruka
Orientador(es): Oliveira, Marilu Martens
Palavras-chave: Cartões-postais
Arte japonesa
Letramento
Arte e literatura
Intermidialidade
Intertextualidade
Postcards
Art, Japanese
Literacy
Art and literature
Intermediality
Intertextuality
Data do documento: 17-Jun-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: FUJII, Raquel Haruka. Etegami como linha de costura: bordando arte, textos e disciplinas no tecido escolar. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.
Resumo: Observando no dia a dia escolar que, apesar do grande acesso à informação e à tecnologia, os estudantes pouco leem, pouco escrevem e pouco sabem o que fazer com tantos dados e ferramentas - consumindo-os, mas sem absorvê-los de forma sensível e crítica –, estando, portanto, justificada a presente investigação, indaga-se: “Como incentivar a formação leitora e de letramento (literário e artístico) dos alunos?”. “Pode a Arte se tornar efetivamente uma linha de costura que cria conexões/bordados com as outras disciplinas escolares?”. “A cultura japonesa tem potencial para contribuir com as práticas de ensino, nas salas de aula da rede pública?”. Com tais questionamentos, objetiva-se, neste trabalho, conhecer e compreender a arte do cartão-postal japonês – etegami – e seu lema “Pode ser desajeitado; o desajeitado que é bom” (no sentido de liberdade artística, de não haver um modelo), como uma expressão artística que pode auxiliar no letramento e na sensibilização artística dos estudantes brasileiros. Ainda visa-se: indicar a prática do etegami para a formação continuada dos docentes, no que se refere ao diálogo entre diferentes linguagens; buscar o letramento deles e de seus alunos, bem como valorizar a sua humanização, no sentido proposto por Candido. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa-ação, bibliográfica e de caráter qualitativo, sendo norteada, principalmente, pelos estudos de Koch e Elias, Candido, Certeau, Cosson, Manguel, Kleiman, Kristeva, Samoyault, Clüver e da etegamista conhecida como Dosankodebbie (Deborah Davidson), assim como pelos conceitos de interartes, intermidialidade e intertextualidade. Os estudos realizados resultaram na produção de um Curso de formação, para professores da rede básica de ensino e para alunos do ensino médio - magistério, intitulado “Etegami - possibilidades de diálogo com a arte do cartão-postal japonês” e do website-material deste curso: “Diálogos com Etegami”. Considerando que não basta apenas letrar os alunos, mas também os professores, foi desenvolvido esse produto educacional voltado para os docentes e atentou-se para suas principais dificuldades. Também houve a opção por leituras, reflexões e sugestões de atividades práticas, que, após serem vivenciadas durante o curso, poderão ser incluídas na práxis do professor.
Abstract: Observing in school daily life that, despite the great access to information and technology, students read little, write little and little know what to do with so much data and tools - consuming but without absorbing them in a sensitive and critical way-, therefore, the present investigation is justified, it is asked: “How to encourage the reading and literacy training (literary and artistic) of students?” , "Can Art effectively become a sewing thread that creates connections/embroidery with other school subjects?" and "Does Japanese culture have the potential to contribute to teaching practices in public school classrooms?" . With such questions, the objective of this work is to know and understand the art of the Japanese postcard - etegami – and its motto “It's fine to be clumsy; it’s the clumsy that is good” (in the sense of artistic freedom, of not having a model), as an artistic expression that can assist in the literacy and artistic awareness of Brazilian students. It also aims to: indicate the practice of etegami for the continued formation of teachers, regarding the dialogue between different languages; seek their and their students' literacy, as well as to value their humanization, in the sense proposed by Candido. Methodologically, this is an action research, bibliographic, and of qualitative nature, guided mainly by the studies of Koch and Elias, Candido, Certeau, Cosson, Manguel, Kleiman, Kristeva, Samoyault, Clüver and the etegamist known as Dosankodebbie (Deborah Davidson), as well as by the concepts of interarts, intermidiality and intertextuality. The studies resulted in the production of a training course, for teachers of the basic education system and for high school students, entitled “Etegami - possibilities of dialogue with Japanese postcard art” and the website-material for this course: "Dialogues with etegami". Considering that it is not enough to only teach students, but also teachers, the educational product was developed focusing on the teachers and paying attention to their main difficulties. There was also the option for readings, reflections and suggestions for practical activities which, after being experienced during the course, may be included in the teacher's praxis.
Descrição: Acompanha: Etegami: possibilidades de diálogo com a arte do cartão-postal japonês.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25682
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
etegamilinhacostura.pdf2,98 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
etegamilinhacostura_produto.pdf910,93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons