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Título: Funções linguístico-psicológicas do assalto ao turno em situação de autoconfrontação cruzada: o trabalho docente em foco
Título(s) alternativo(s): Linguistic-psychological functions of the assault to the turn in the situation of crossed self-confrontation: the teaching work in focus
Autor(es): Demarco, Teresa Raquel Conte
Orientador(es): Lima, Anselmo Pereira de
Palavras-chave: Análise do discurso
Professores - Formação
Linguística
Educação permanente
Discourse analysis
Teachers, Training of
Linguistics
Continuing education
Data do documento: 23-Ago-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: DEMARCO, Teresa Raquel Conte. Funções linguístico-psicológicas do assalto ao turno em situação de autoconfrontação cruzada: o trabalho docente em foco. 2017. 161 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017.
Resumo: Este estudo apresenta resultados relacionados às funções linguístico-psicológicas do assalto ao turno em situação de autoconfrontação cruzada por meio da implantação de uma Clínica da Atividade Docente na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Pato Branco. Para a realização desta pesquisa, utilizou-se o método da Autoconfrontação (FAÏTA, 1996; CLOT, 2007/2010), proposto por Daniel Faïta e desenvolvido por Clot na Clínica da Atividade e que foi proposto e realizado no contexto do Ensino Superior com uma dupla de docentes do Curso de Mecânica da UTFPR. Para a fundamentação teórica deste trabalho será apresentado inicialmente uma contextualização a respeito dos conceitos de trabalho e de trabalho docente, com base em autores como: Machado (2007), Amigues (2004), Muniz-Oliveira (2011) e Lima (2016). Logo após, serão apresentados os conceitos de Clínica da Atividade e questões a respeito do quadro metodológico da autoconfrontação, com base nos seguintes autores: Clot (2007), Clot e Faïta (2000), Vieira e Faïta (2003) e Lima (2016). O turno conversacional, as formas de linguagem e a alternância de papéis serão abordados com suporte nos seguintes autores: Koch (2010), Marcuschi (1986), Kerbrat-Orecchioni (2006), Galembeck (1995) e Galembeck e Costa (2009). O objeto deste estudo, o assalto ao turno, será discutido com base em autores como Brait (2003), Galembeck (1995) e Vigotsky (2007). Para finalizar a fundamentação teórica do estudo será utilizada a análise dialógica do discurso de Bakhtin (2011). Para a análise dos dados, foram utilizados além das teorias já citadas, os conceitos de sentimentos, afetos e emoções a partir de Clot (2016) e os aspectos relacionados ao vivido (vécu) e o vivendo (vivant) abordado por Canguilhem e trazidos no texto através de Clot (2016). A partir das análises de dados foi possível constatar os níveis de acaloramento e arrefecimento do diálogo. A partir das análises realizadas pode-se perceber a influência dos afetos no momento do assalto ao turno, à medida que uma pessoa é afetada pela fala do outro os assaltos ocorrem com mais frequência. Nas análises serão abordadas as noções de face positiva e negativa (GOFFMAN, 1980/1985) e dos mecanismos de defesa (BRENNER, 1975) para o abarcamento das funções linguístico-psicológicas do assalto ao turno em situação de autoconfrontação cruzada.
Abstract: This study presents results related to the linguistic-psychological functions of the assault to the turn in a situation of self-confrontation through the implementation of a Clinic of the Teaching Activity at Federal Technological University of Paraná - Campus Pato Branco. In order to carry out this research, it was used the self-confrontation method (FAÏTA, 1996; CLOT, 2007/2010), proposed by Daniel Faïta and developed by Clot in Activity Clinic which was proposed and carried out in the context of Higher Education with a pair of UTFPR Mechanic Course Professors. For the theoretical basis of this work, it will be initially presented a contextualization regarding the concepts of work and teaching work, based on authors such as: Machado (2007), Amigues (2004), Muniz-Oliveira (2011) and Lima (2016). Afterwards, it will be presented the concepts of Activity Clinic and questions about the methodological framework of self-confrontation, based on the following authors: Clot (2007), Clot e Faïta (2000), Vieira e Faïta (2003) and Lima (2016). The conversational turn, the language forms and the alternation of roles will be approached supported by the following authors: Koch (2010), Marcuschi (1986), Kerbrat-Orecchioni (2006), Galembeck (1995) and Galembeck and Costa (2009). The object of this study, the assault to the turn, will be discussed based on authors such as Brait (2003), Galembeck (1995) and Vigotsky (2007). To finalize the theoretical basis of the study, it will be used the dialogical analysis of Bakhtin's discourse (2011). For the analysis of the data, it was used, beyond the already mentioned theories, the concepts of feelings, affections and emotions from Clot (2016) and the aspects related to the lived (vécu) and the living (vivant) addressed by Canguilhem and brought in the text through Clot (2016). From the data analysis, it was verified the levels of heating and cooling of the dialogue. Based on the analysis, it is possible to notice the influence of the affections at the moment of the assault to the turn, as a person is affected by the other’s speech, the assaults occur more frequently. In the analysis, it will be approached the notions of positive and negative face (GOFFMAN, 1980/1985) and the defense mechanisms ones (BRENNER, 1975) to cover the linguistic-psychological functions of the assault to the turn in a situation of crossed self-confrontation.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2606
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