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Título: A “mulher do futuro” em periódicos brasileiros: vestuário e decoração como tecnologias de gênero (1960 e 70)
Título(s) alternativo(s): The "woman of the future" in brazilian magazines: clothing and decoration as gender technologies (1960 and 70)
Autor(es): Bostelmann, Pamela
Orientador(es): Santos, Marinês Ribeiro dos
Palavras-chave: Decoração de interiores
Mulheres - Identidade
Beleza feminina (Estética)
Donas de casa
Mulheres - Condições sociais
Moda
Vestuário
Tecnologia
Interior decoration
Women - Identity
Feminine beauty (Aesthetics)
Housewives
Women - Social conditions
Fashion
Clothing and dress
Technology
Data do documento: 30-Mar-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BOSTELMANN, Pamela. A “mulher do futuro” em periódicos brasileiros: vestuário e decoração como tecnologias de gênero (1960 e 70). 2017. 218 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: O imaginário mobilizado pela corrida espacial no segundo período pós-guerra instigou a criação de um repertório visual que logo tornou-se fonte de inspiração em diversos campos da produção cultural. Neste trabalho tenho por objetivo discutir a construção da figura da “mulher do futuro” mediante a articulação entre as produções filiadas a esse imaginário no vestuário e na decoração de interiores. O recorte de estudo abarca as décadas de 1960 e 1970 e está centrado nas representações de interiores domésticos divulgados pela revista Casa & Jardim e nos editoriais e anúncios publicitários de vestuário divulgados pelas revistas Claudia e Manequim. Esses títulos colocaram em circulação uma série de recursos imagéticos e textuais que evidenciam aspectos do comportamento social da época, servindo como base para a investigação das novas representações de feminilidades que surgiram naquele período. A escolha por privilegiar a articulação entre decoração de interiores e vestuário se justifica pela relação historicamente construída entre essas materialidades e o corpo feminino, caracterizando-se como parte integrante na construção de identidades de gênero, classe e geração. Com esse trabalho pretendo evidenciar que as materialidades dos interiores domésticos e do vestuário inspirados pela iconografia espacial atuavam como dispositivos que criavam e reforçavam noções de feminilidades em diálogo com o processo de modernização da sociedade brasileira em curso.
Abstract: The imagery mobilized by the space race in the second post-war period instigated the creation of a visual repertory that soon became the source of inspiration in several fields of cultural production. In this work I aim to discuss the construction of the "woman of the future" figure through the articulation between the productions affiliated to this imaginary in clothing and interior decoration. The study covers the 1960s and 1970s and is centered on the representations of domestic interiors published by Casa & Jardim magazine and the editorials and advertisements for clothing published by magazines Claudia and Manequim. These publications put into circulation a series of imagery and textual resources that demonstrated aspects of the time’s social behavior, serving as basis for the investigation of the new representations of femininities which appeared in that period. The choice to focus on the articulation between interior decoration and clothing is based on the historically constructed relation between these materialities and the female body, therefore being an important part in the construction of gender, class and generation identities. With this work I intend to show that the materialities of domestic interiors and clothing inspired by the space age iconography acted as devices that created and reinforced notions of femininity.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2664
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