Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2921
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Laurindo, Anderson Pedro | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-20T11:19:01Z | - |
dc.date.available | 2018-02-20T11:19:01Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-15 | - |
dc.identifier.citation | LAURINDO, Anderson Pedro. Interdisciplinaridade e ensino: espaços para reflexão na formação de professores. 2017. 156 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2921 | - |
dc.description | Acompanha: Periódico científico eletrônico: Revista Interdisciplinaridade & Ensino | pt_BR |
dc.description.abstract | This present work had as its main objective to analyze the theoretical and practical concepts of a Licentiate course based in an interdisciplinary proposal. The theoretical reference used to approach and understand the interdisciplinary licentiate course was its own Pedagogical Project (2016). As for interdisciplinarity, the literature review is supported by Fazenda (1996, 1999, 2002, 2011), Japiassu (1976, 1994), Jantsch (1972), Petraglia (1993), Garcia (2004, 2010, 2012, 2016), Lenoir (1997), among others. Aiming to contemplate the proposed objectives, a qualitative field research was carried out in a descriptive and interpretative approach with 3rd period students of the Interdisciplinary Licentiate Course in Natural Sciences of UTFPR - Ponta Grossa Campus. To support this methodological approach, a review was carried out in Gil (2008), Marconi and Lakatos (2000), Bardin (1997), among others. Foremost, we present the concepts of expressions that refer to interdisciplinarity, to then conceptualize interdisciplinarity based on theoretical references such as: Japiassu (1976, 1994) and Fazenda (1996, 1999, 2002, 2011). In sequence, we analyze the Pedagogical Proposal of the Interdisciplinary Licenciate Course in Natural Sciences of UTFPR - Ponta Grossa Campus to confront the concept that the document presents as interdisciplinarity. Subsequently, we offered a course for those academics presenting theoretical concepts and interdisciplinary methodologies. Finally, an educational product was elaborated from the studies: an Electronic Scientific Periodical. We hope that this proposal will bring contributions to academics, professors and researchers on interdisciplinarity, especially for science teaching. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Periódicos eletrônicos | pt_BR |
dc.subject | Science - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinary approach to knowledge | pt_BR |
dc.subject | Teachers, Training of | pt_BR |
dc.subject | Electronic journals | pt_BR |
dc.title | Interdisciplinaridade e ensino: espaços para reflexão na formação de professores | pt_BR |
dc.title.alternative | Interdisciplinarity and teaching: room for reflection in teacher training | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho teve como principal objetivo analisar as concepções teóricas e práticas em um curso de licenciatura pautado em uma proposta interdisciplinar. O referencial teórico utilizado para a abordagem e entendimento do curso de licenciatura interdisciplinar foi seu próprio Projeto Pedagógico (2016). Quanto a interdisciplinaridade, a revisão de literatura apoia-se em Fazenda (1996, 1999, 2002, 2011), Japiassu (1976, 1994), Jantsch (1972), Petraglia (1993), Garcia (2004, 2010, 2012, 2016), Lenoir (1997), além de outros autores. Para contemplar os objetivos propostos realizou-se uma pesquisa de campo qualitativa em uma abordagem descritiva e interpretativa com acadêmicos do 3° período do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais da UTFPR - Câmpus Ponta Grossa. Para fundamentar esta abordagem metodológica uma revisão foi realizada em Gil (2008), Marconi e Lakatos (2000), Bardin (1997), entre outros. Primeiramente apresentamos os conceitos de expressões que remetem à interdisciplinaridade, para, então, conceituar interdisciplinaridade a partir de referenciais teóricos como: Japiassu (1976, 1994) e Fazenda (1996, 1999, 2002, 2011). Na sequência, realizamos análise da Proposta Pedagógica do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais da UTFPR - Câmpus Ponta Grossa para confrontar o conceito que o documento aplica de interdisciplinaridade. Posteriormente, oferecemos um Curso para os acadêmicos que apresentou conceitos teóricos e metodologias interdisciplinares. Finalmente, elaborou-se, a partir dos estudos, um produto educacional: um Periódico Científico Eletrônico. Espera-se que esta proposta traga contribuições para acadêmicos, professores e pesquisadores sobre a interdisciplinaridade, em especial, para o ensino de ciências. | pt_BR |
dc.degree.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.publisher.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0007897303119651 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Josie Agatha Parrilha da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7528954595127003 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Josie Agatha Parrilha da | - |
dc.contributor.referee2 | Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de | - |
dc.contributor.referee3 | Batista, Michel Corci | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.subject.capes | Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PG_PPGECT_M_Laurindo, Anderson Pedro_2017.pdf | 2,93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
PG_PPGECT_M_Laurindo, Anderson Pedro_2017_1.pdf | 2,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.