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Título: Educação financeira e matemática financeira: uma análise do livro didático do 6° ano do ensino fundamental na perspectiva da educação matemática crítica na abordagem do conteúdo de porcentagem
Título(s) alternativo(s): Financial education and financial mathematics: an analysis of teaching book of the 6th year of elementary school in perspective of critical mathematical education in approaching the content of percentage
Autor(es): Stumpf, Erica Ribeiro
Orientador(es): Figueira, Cleonis Viater
Palavras-chave: Livros didáticos
Matemática - Estudo e ensino
Matemática financeira
Textbooks
Mathematics - Study and teaching
Business mathematics
Data do documento: 15-Jun-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: STUMPF, Erica Ribeiro. Educação financeira e matemática financeira: uma análise do livro didático do 6° ano do ensino fundamental na perspectiva da educação matemática crítica na abordagem do conteúdo de porcentagem. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022.
Resumo: O objetivo deste trabalho é verificar nos livros didáticos de Matemática, utilizados no sexto ano do Ensino Fundamental – de escolas paranaenses, se abordam a perspectiva da Educação Matemática Crítica nos conteúdos de porcentagem. Houve discussão da abordagem da Educação Matemática Crítica, dentro dos conteúdos de Matemática Financeira, com ponto de partida os exercícios propostos pelos livros estudados. Foram analisados três livros didáticos do sexto ano do Ensino Fundamental, de escolas paranaenses da rede pública de ensino, sendo esses os mais usados pelas escolas dentro da válida proposta pelo PNLD dos anos de 2018 a 2020 de diferentes anos e selos editoriais. O percurso metodológico é pautado na perspectiva da pesquisa qualitativa e exploratória sendo apresentadas as etapas de detalhadamente da pesquisa e sua estruturação. São discutidos os resultados obtidos através de exercícios do conteúdo de porcentagem extraídos dos livros fonte, com análise através de perguntas investigativas que regem a Educação Matemática Crítica. Também são apresentadas possibilidades através de um levantamento pessoal de como se é possível fazer com que os alunos percebam a falta ou a presença da Educação Matemática Crítica em seus conteúdos, consequentemente em seus exercícios.
Abstract: The objective of this work is to verify in the Mathematics textbooks, used in the sixth year of Elementary School – from schools in Paraná, if they approach the perspective of Critical Mathematics Education in the percentage contents. There was discussion of the Critical Mathematics Education approach, within the contents of Financial Mathematics, starting with the exercises proposed by the books studied. Three textbooks of the sixth year of Elementary School were analyzed, from schools in Paraná in the public education network, these being the most used by schools within the valid proposal by the PNLD from the years 2018 to 2020 of different years and editorial seals. The methodological course is guided by the perspective of qualitative and exploratory research, presenting the detailed stages of the research and its structuring. The results obtained through exercises of the percentage content extracted from the source books are discussed, with analysis through investigative questions that govern Critical Mathematics Education. Possibilities are also presented through a personal survey of how it is possible to make students perceive the lack or presence of Critical Mathematics Education in their contents and consequently in their exercises.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29223
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