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Título: A formação do protagonismo do jovem rural a partir da pedagogia da alternância em casas familiares rurais
Autor(es): Borges, Graziela Scopel
Orientador(es): Teixeira, Edival Sebastião
Palavras-chave: Educação - Estudo e ensino
Famílias rurais
Education - Study and teaching
Rural families
Data do documento: 27-Fev-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: BORGES, Graziela Scopel. A formação do protagonismo do jovem rural a partir da pedagogia da alternância em casas familiares rurais. 2012. 157 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2012.
Resumo: Pensar na juventude como sujeitos-atores capazes de participar de uma forma mais efetiva das transformações sociais, é pensar em uma forma de valorizar as possibilidades de desenvolvimento endógeno. O tema protagonismo juvenil vem sendo discutido nos últimos anos como uma das formas de estímulo ao envolvimento do jovem e como forma de aprendizado da participação democrática. A presente dissertação tem como tema de pesquisa o estudo das práticas pedagógicas da Pedagogia da Alternância em Casas Familiares Rurais e a formação para o protagonismo do jovem rural. Realizou-se uma pesquisa social, de cunho qualitativo, tendo como instrumento de coleta de dados observações, questionários e entrevistas. Fez-se uso dos instrumentos da Pedagogia da Alternância como opção metodológica de orientação da pesquisa. Entendeu-se que o protagonismo juvenil é inerente à proposta pedagógica da Pedagogia da Alternância e que os instrumentos didáticos fomentam a formação do protagonismo do jovem rural. Devese levar em conta, neste contexto, as contradições da prática pedagógica e os diferentes contextos sócio-culturais em que as Casas Familiares Rurais estão inseridas. Percebeu-se que a juventude rural necessita de maiores canais de comunicação social e de espaços de participação, especialmente nas comunidades rurais. Iniciativas que garantem e por vezes fomentam o protagonismo do jovem rural foram identificadas e destacadas como ações que foram além do ativismo juvenil.
Abstract: Thinking in youth as actors-subjects capable of participating in a more effective way of social change, is to think of a way to enhance the opportunities for endogenous development. The theme of juvenile protagonism has been discussed in recent years as a way of encouraging the involvement of young and learning as a form of democratic participation. This dissertation research has as its theme the study of practices pedagogical in the Pedagogy of Alternating of Rural Family Houses and formation for the protagonism of rural youth. We conducted a social search of qualitative character, with the data collection instrument observations, questionnaires and interviews. Was use of the instruments of the Pedagogy of Alternating as a methodological option of directing research. It was understood that juvenile protagonism is inherent in the pedagogical Pedagogy of Alternating and teaching tools that foster the formation of the rural youth protagonism. It should be taken into account in this context, the contradictions of pedagogical practices and the different socio-cultural contexts to which the Rural Family Houses are inserted. It was felt that rural youth needs more social media channels and spaces of participation, especially in rural communities. Initiatives to ensure and at times foster protagonism of rural youth were identified and highlighted as actions that were beyond the youth activism.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/298
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