Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3000
Título: Monitoria na escola do campo: alunos ajudando alunos na aprendizagem da matemática
Título(s) alternativo(s): Monitoring in the field school: students helping students in mathematics learning
Autor(es): Câmara, Dieyson
Orientador(es): Silva, Rômel da Rosa da
Palavras-chave: Etnomatemática
Educação rural
Matemática - Estudo e ensino
Ethnomathematics
Education, Rural
Mathematics - Study and teaching
Data do documento: 21-Nov-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: CÂMARA, Dieyson. Monitoria na escola do campo: alunos ajudando alunos na aprendizagem da matemática. 2017. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017.
Resumo: Esta pesquisa traz uma experiência de monitoria com alunos do ensino fundamental em uma escola do campo no município de Capanema, estado do Paraná, Brasil. Realizamos encontros com alunos de duas turmas (6º ano e 9º ano) onde os alunos do 9º ano auxiliaram os alunos do 6º ano na resolução de uma lista de atividades referentes às operações matemáticas básicas envolvendo números naturais. As atividades foram elaboradas seguindo conceitos da Etnomatemática, defendida por autores como D’Ambrosio (1993; 2002), Ribeiro, Domite e Ferreira (2006). O objetivo principal desta pesquisa foi investigar as contribuições, positivas ou negativas, que a atividade de monitoria pode proporcionar em relação a aprendizagem da matemática.
Abstract: This research brings a monitoring experience with elementary school students in a rural school in the municipality of Capanema, state of Paraná, Brazil. We held meetings with students from two classes (6th grade and 9th grade) where students from the 9th grade helped 6th grade students to solve a list of activities related to basic mathematical operations involving natural numbers. The activities were elaborated following concepts of Ethnomathematics, defended by authors like D'Ambrosio (1993; 2002), Ribeiro, Domite and Ferreira (2006). The main objective of this research was to investigate the contributions, positive or negative, that the monitoring activity can provide in relation to mathematics learning.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3000
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_PROFMAT_M_Câmara, Dieyson_2017.pdf2,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.