Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30245
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Patricia Silva de-
dc.date.accessioned2022-12-05T12:53:53Z-
dc.date.available2022-12-05T12:53:53Z-
dc.date.issued2022-08-26-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Patricia Silva de. Imagens arqueológicas como possibilidade de ensino interdisciplinar: o estudo de caso da Pedra do Ingá. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30245-
dc.descriptionAcompanha produção técnica: Caderno educacional: Imagens arqueológicas como possibilidade de ensino interdisciplinar: o estudo de caso da Pedra do Ingápt_BR
dc.description.abstractThe present research has as its thene the “Pedra di Ingá” and, based on this theme, we present a proposal for an interdisciplinary work. The object of this reseatch is teaching though archaeological images of Pedra do Ingá and the research problem was: how is it possible to establish a link between Visual Arts, Archeology and Ethnoscience through the archaelogical images of Pedra do Ingá in formal and non-formal spaces? Formal education? The general objective presentd was: to develop an interdisciplinary teachin proposal based on archaeological images of Pedra do Ingá. The specific objectives are: to establish interdisciplinary relationships beween Visual Arts, Archeology and Ethnoscience; present a teching proposal to be developed in formal and non-formal spaces of education and promote a discussion about the archeology of Pedra do Ingá with the research participants relating historical and sociocultural aspects the community in which the research participants are inserted. The main authors that support the theoretical framework of this work are: Santos (2015), Brito (2017), Jacobucci (2008) and Costella (2002). The research methodology was of the author Minayo (2016), who divides the research into three stages: the exploratory phase, fieldwork; treatment and analysis of the material. The data collection instruments were questionnaires and the artistics works performed by research participants. Twenty-six adolescents aged between 12 and 17 yers old who students of basic education in public and private schools in Campina Grande-PB participated in the research. The educational product of the research is the “Educational Notebook”, in which we present an interdisciplinary teaching proposol to work with the archaeological image of Pedra do Ingá. The research found that there is still much reed to work with archaeological images through interdisciplinary teaching.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.subjectArtespt_BR
dc.subjectArqueologiapt_BR
dc.subjectEtnociênciapt_BR
dc.subjectPetróglifospt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimentopt_BR
dc.subjectArtspt_BR
dc.subjectArchaeologypt_BR
dc.subjectEthnosciencept_BR
dc.subjectPetroglyphspt_BR
dc.subjectInterdisciplinary approach to knowledgept_BR
dc.titleImagens arqueológicas como possibilidade de ensino interdisciplinar: o estudo de caso da Pedra do Ingápt_BR
dc.title.alternativeArcheological images as a possibility of interdisciplinary teaching: the case study of Pedra do Ingápt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa possui como temática a “Pedra do Ingá” e, partindo dessa temática, apresentamos uma proposta de trabalho interdisciplinar. O objeto dessa pesquisa é o ensino através de imagens arqueológicas da Pedra do Ingá e o problema de pesquisa foi: de que forma é possível estabelecer uma ligação entre Artes Visuais, Arqueologia e Etnociência através das imagens arqueológicas da Pedra do Ingá em espaços formais e não formais de educação? O objetivo geral apresentado foi: desenvolver uma proposta de ensino interdisciplinar a partir de imagens arqueológicas da Pedra do Ingá. Os objetivos específicos são: estabelecer relações interdisciplinares entre Artes Visuais, Arqueologia e Etnociência; apresentar uma proposta de ensino para ser desenvolvida em espaços formais e não formais de educação e promover uma discussão sobre a arqueologia da Pedra do Ingá com os participantes da pesquisa relacionando aspectos históricos e socioculturais para a comunidade na qual os participantes da pesquisa estão inseridos. Os principais autores que embasam o referencial teórico desse trabalho são: Santos (2015), Brito (2017), Jacobucci (2008) e Costella (2002). A metodologia da pesquisa foi a da autora Minayo (2016), que divide a pesquisa em três etapas: a fase exploratória, trabalho de campo; tratamento e análise do material. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários e os trabalhos artísticos realizados pelos participantes da pesquisa. Participaram da pesquisa vinte e seis adolescentes com idade entre 12 e 17 anos que são estudantes da educação básica de escolas públicas e privadas de Campina Grande-PB. O produto educacional da pesquisa é o “Caderno Educacional”, neste apresentamos uma proposta de ensino interdisciplinar para se trabalhar as imagens arqueológicas da Pedra do Ingá. A pesquisa constatou que ainda há muita necessidade de se trabalhar as imagens arqueológicas através de um ensino interdisciplinar.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-0054-1494pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3527315253866178pt_BR
dc.contributor.advisor1Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2857-4159pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0394414374162107pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Josie Agatha Parrilha da-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8778-6792pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7528954595127003pt_BR
dc.contributor.referee1Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2857-4159pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0394414374162107pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Josie Agatha Parrilha da-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-8778-6792pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7528954595127003pt_BR
dc.contributor.referee3Santos, Juvandi de Souza-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-1480-3993pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1670392162604111pt_BR
dc.contributor.referee4Neves, Marcos Cesar Danhoni-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-3724-5373pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6514146095003486pt_BR
dc.contributor.referee5Silva Junior, Nelson-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0001-5756-9423pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/5408032963230708pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
imagensarqueologicasensinointerdisciplinar.pdf12,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
imagensarqueologicasensinointerdisciplinar_produto.pdf7,62 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons